BitTorrent pode estar perdendo espaço para YouTube e Netflix, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: BitTorrent pode estar perdendo espaço para YouTube e Netflix, diz estudo
Imagem: Independent

O senso comum nos diz que não importa o quão barato um serviço ou produto seja, ele dificilmente vai impactar a quantidade de pessoas que preferem conteúdos pirateados só para não ter que pagar nada. No entanto, um relato recente da Sandvine parece indicar que esse não é necessariamente o caso quando o assunto é a relação entre plataformas como Netflix e YouTube e a popularidade do BitTorrent.

Segundo a empresa canadense de gerenciamento de redes, a percentagem de tráfego da internet europeia gerada pelo serviço de torrents ficou abaixo dos 10% pela primeira vez desde o início da explosão do compartilhamento de arquivos – algo que começou há anos. O relatório indica que atualmente o BitTorrent é responsável por 8,44% do volume de dados que circula na rede da Europa durante os horários de pico. Há dois anos, esse valor era de 17,99%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com 21% da banda europeia, o YouTube já ocupa o primeiro lugar, e o Netflix está em ascensão – seus números pequenos são devidos ao fato de o serviço ainda estar disponível em poucos países. A redução da percentagem do BitTorrent e o aumento das plataformas de streaming também podem ser vistos na região da Ásia/Pacífico, embora os torrents continuem em primeiro lugar por lá.

Nem tudo está perdido

Embora pareçam sintomas de uma mudança na mentalidade do público, vale ressaltar que esses dados são percentuais e, portanto, não significam que o uso do BitTorrent não esteja crescendo. O mais provável é que ele simplesmente não consiga acompanhar o mesmo ritmo de expansão do YouTube e do Netflix.

Além disso, também é interessante lembrar que boa parte dos compartilhadores de arquivos mundo afora faz uso de VPNs para aumentar sua segurança contra represálias de autoridades. Dessa forma, boa parte do tráfego do BitTorrent seria ignorada por entidades de monitoramento. Seja como for, somente o tempo dirá quais dos serviços vai prevalecer daqui há alguns anos.

O custo-benefício dos serviços de streaming pode acabar com o interesse do público pelos torrents? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.