14 alternativas para quem ficou órfão do Limewire

7 min de leitura
Imagem de: 14 alternativas para quem ficou órfão do Limewire

O dia 26 de outubro de 2010 ficará marcado na memória de muitos usuários, principalmente aqueles que utilizam programas P2P para fazer download de arquivos. Depois de quase dez anos de briga, as gravadoras americanas finalmente conseguiram pôr um fim no programa LimeWire.

Além de ter que cessar a distribuição do programa, a empresa responsável pelo LimeWire terá de elaborar meios para dificultar a vida de quem ainda o utiliza. Na prática, isso significa o fim de um dos clientes P2P mais utilizados até hoje.

O LimeWire morreu!

Porém, há um tempo os aplicativos do gênero do LimeWire deixaram de ser as principais fontes de download de músicas, vídeos e outros tipos de conteúdo. O problema é nem todos conhecem essas alternativas.

Por isso mesmo, o Baixaki reuniu, além de outros programas P2P que ainda não foram proibidos, alguns programas que podem ser usados para baixar o mesmo tipo de conteúdo disponível nos P2P.

O LimeWire morreu! E agora?

Existem outros aplicativos P2P que podem ser utilizados no lugar do LimeWire para baixar arquivos na internet. Infelizmente nem todos oferecem as mesmas funcionalidades, mas ainda assim fazem um bom trabalho quando o assunto é compartilhar arquivos.

LuckyWire

Sem propagandas, com conexão turbocharged e múltiplas conexões, o LuckyWire é um substituto mais do que perfeito para todos os que sentem que o LimeWire nunca será ultrapassado.

O protocolo utilizado pelo LuckyWire é semelhante ao que o LimeWire utilizava antes de ter o encerramento de suas atividades decretado. Desta forma, a simplicidade do compartilhamento foi mantida, tanto na interface (bastante similar ao programa que o originou) quanto no motor de pesquisa e partilha.

Áudio, vídeo, imagens, documentos e programas podem ser facilmente encontrados com este belo e prático compartilhador de arquivos P2P.

O LuckyWire

FrostWire

O FrostWire também foi criado com base no falecido LimeWire. O principal objetivo desse aplicativo é manter as liberdades do programa original e a viabilidade do compartilhamento de quaisquer arquivos sem restrições legais.

Embora não seja totalmente livre de propagandas, o FrostWire permite que o usuário bloqueie os banners e demais  anúncios exibidos. Os diferenciais desse programa são a integração com o iTunes, suporte a proxy e a BitTorrent e a possibilidade de conversar com os demais usuários conectados.

O FrostWire

Ares Galaxy

O Ares Galaxy é considerado por muitos usuários como um dos melhores compartilhadores de arquivos da internet. Sua interface simples combinada com a grande quantidade de arquivos disponíveis faz do programa um dos queridinhos em diversas comunidades e fóruns de P2P.

Um dos diferenciais do Ares Galaxy que mais chama a atenção dos usuários é o player de vídeo acoplado ao sistema. Ele permite que você pré-visualize arquivos de áudio e vídeo enquanto são baixados, além de criar listas de reprodução com vídeos e músicas. Além disso, ele também permite bate-papos entre aqueles que estão conectados à sua rede.

Download sem P2P

O P2P ficou famoso na internet, mas com o passar dos anos, e a perseguição judicial, acabou tornando-se obsoleto. Embora muitos usuários não saibam, existem várias outras maneiras de acessar e baixar conteúdo da internet. Conheça agora algumas alternativas aos aplicativos P2P.

Torrent

Os downloads através de torrents trazem benefícios tanto para os usuários como para desenvolvedores e fornecedores. Para fazer download por meio dessa tecnologia é preciso ter um aplicativo que tenha suporte a arquivos no formato torrent.

A lógica do torrent é a seguinte: a primeira pessoa a disponibilizar um download é conhecida como o primeiro seed (ou semente, que, neste caso, pode ser interpretado como aquele que semeia).

Os clientes torrentUma segunda pessoa baixa este conteúdo e também passa a disponibilizá-lo, tornando-se um seed também. Ou seja, quanto mais seeds houver de um mesmo arquivo, mais rápidos e eficientes são os downloads, pois mais pessoas disponibilizam o arquivo.

Embora exista um grande número de processos judiciais que tentam proibir a utilização de aplicativos para compartilhar arquivos, o torrent tem se mostrado mais resistente.

BitTorrent, μTorrent e Azureus são apenas exemplos de clientes Torrent que facilitam a vida do usuário na hora de baixar e compartilhar arquivos na internet. Alguns dos principais aplicativos para compartilhar documentos, músicas, vídeos e outros tipos de arquivos podem ser encontrados no artigo “Melhores programas de download por torrent”. Para saber todos os truques e como funciona esta tecnologia não deixe de acessar “A bíblia do Torrent”.

Rádios Online

Nem sempre é preciso baixar os arquivos para o seu computador para curtir uma música. Existem, na rede mundial de computadores, diversos serviços que permitem ouvir músicas online.

Há também a possibilidade de baixar ou gravar o conteúdo dessas rádios. O Baixaki já mostrou todos os passos para realizar essa tarefa nos artigos: “Aprenda a gravar conteúdos de rádios online” e “Aprenda a baixar músicas de rádios online”.

Confira abaixo alguns dos principais serviços que dão acesso ao conteúdo musical sem restrições.

Grooveshark

O Grooveshark é , sem dúvida, um dos maiores serviço de rádio online. Com um grande acervo e fácil de usar, ele permite a seleção automática ou manual de músicas para serem ouvidas. O usuário pode ainda pesquisar por nome de música ou do artista, bem como acessar álbuns completos e ouvir tudo gratuitamente.

O conteúdo do site é feito pelos próprios usuários, que compartilham suas músicas através de um software criado especificamente para esse propósito. A versão mais recente do serviço traz uma interface moderna e elegante, além de facilidades e melhor integração com redes sociais, como o Facebook.

Tela inicial do Grooveshark

Deezer

Serviço intuitivo no qual você pode inserir suas músicas favoritas e ouvir as músicas oferecidas por outros usuários, criando suas próprias listas de reprodução. Seu grande diferencial é realizar todas as operações na página inicial, o que muitas vezes acelera a velocidade de utilização.

Outro recurso que desperta atenção no player é uma função conhecida como SMARTPlaylist, uma lista de reprodução inteligente que reconhece — através das listas de outros usuários, bem como do gênero e nome do artista — músicas relacionadas às que você está ouvindo, formando uma seleção totalmente nova.

Opções do Deezer

Jiwa

O Jiwa dispõe de um enorme acervo musical e permite ao usuário criar listas de execuções para serem compartilhadas com os demais usuários. Além de áudio, a rádio Jiwa carrega clipes da música que você está ouvindo direto do YouTube, dando a opção entre apenas ouvir a música ou assistir aos vídeos.

Assim como os demais serviços do gênero, o Jiwa também permite a criação de listas de reprodução com o objetivo de facilitar o acesso às músicas favoritas de cada usuário. Há também a possibilidade de encontrar outras pessoas associadas a este serviço e que possuam gosto semelhante.

Goear

O serviço em questão possui, basicamente, as mesmas características do Youtube, mas em especial para arquivos de áudio. Você poderá acessar, a qualquer momento, as músicas dos seus artistas preferidos com qualidade de CD.

Ele conta, ainda, com algumas abas referentes aos gêneros musicais encontrados nas músicas do site, o que é ideal para quem quer conhecer novos estilos ou se aprofundar no que mais gosta.

o Goear

Direto do YouTube

Outra maneira simples de baixar músicas e vídeos da internet é utilizando aplicativos que permitem o download do conteúdo do YouTube. Uma das maiores vantagens em usar esses programas é que, normalmente, eles permitem que o usuário escolha o formato com o qual o arquivo será baixado.

Dessa maneira não é preciso converter as músicas ou vídeos para que sejam executados sem problemas em celulares, iPods e outros players presentes no mercado. Embora existam centenas de programas para esse propósito, abaixo serão apresentados apenas os “queridinhos” dos usuários.

VDownloader

A versão mais recente desse aplicativo traz uma interface simplificada                e organizada, deixando o VDownloader com um visual mais elegante sem perder a qualidade dos downloads. O legal desse programa é o usuário não precisa abrir o navegador para buscar seus vídeos favoritos: tudo o que você precisa está no próprio aplicativo.

O VDownloader permite o download dos vídeos e das músicas em diversos formatos, que vão desde os conhecidos AVI e MP3 até os mais recentes iPad e PSP. A conversão dos arquivos é feita automaticamente.

A interface do VDownloader

aTube Catcher

O aTube Catcher baixa vídeos de dezenas de páginas e os converte para diferentes formatos logo após o download. Ele também faz as vezes de um editor, permitindo que o usuário baixe vários vídeos e, ao final do download, os junta em um único arquivo.

O programa pode também ser utilizado para converter os arquivos de vídeo e música presentes em seu computador. Uma excelente ferramenta para quem quer aumentar e organizar a coleção de vídeo e áudio.

Opções do aTube Catcher

YouTube to MP3 Converter

O YouTube to MP3 Converter é um programa que faz o download apenas do áudio de vídeos encontrados no YouTube. O diferencial dele é que o usuário pode gravar os arquivos direto em um CD de áudio, uma boa alternativa para quem não possui muito espaço livre no HD.

Ares Tube

O Ares Tube permite o download não apenas do conteúdo do YouTube, mas de outros 50 portais multimídias. A interface do programa é bem simples, contando apenas com um navegador interno e o campo de status das tarefas em andamento ou já concluídas.

Todos os atalhos para os sites de música suportados pelo programa podem ser facilmente acessados na tela principal. Na hora de salvar os arquivos é possível optar por três formatos convencionais: MPEG, AVI e MP4.

....

Agora que você já conhece algumas alternativas para serem usadas no lugar do LimeWire, nada de se desesperar. Aproveite para conhecer melhor os programas listados acima e encontrar aqueles que melhor se adaptam às suas necessidades.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.