Como usar o MP3 Rocket

4 min de leitura
Imagem de: Como usar o MP3 Rocket

MP3 Rocket é um programa de compartilhamento de arquivos pelo tradicional protocolo P2P para você baixar diferentes tipos de arquivos da rede Gnutella. Alguns destaques deste programa são a interface simples de entender, pré-visualização do que você baixa e filtros para evitar que você “esbarre” em conteúdos inadequados. Este artigo vai ensinar você a desvendar este programa. Veja como usar tudo!

Instalação

Atente para a instalação do MP3Rocket, pois ela oferece uma barra de ferramentas para o seu navegador. Lembre-se de desmarcar esta opção caso você não queira esta barra. Após concluir, antes de executar o MP3Rocket pela primeira vez, pode ser que o firewall do Windows pergunte se você deseja desbloquear o programa. Lembre-se de confirmar esta ação.

Não permita que o firewall do Windows bloqueie o MP3Rocket.

Você deve definir algumas configurações básicas para o funcionamento do programa. Para começar, você escolhe o idioma, que pode ser o português.

Escolha o idioma de sua preferência, que pode ser o português.

O segundo passo é definir a pasta onde os arquivos devem ser salvos. Por padrão, esta pasta também será compartilhada com outros usuários.

Indique a pasta onde você quer salvar seus downloads.

O passo seguinte é informar a velocidade de sua conexão. Esta informação é importante para que o MP3Rocket configure a rede de acordo.

Informe o tipo de conexão que você usa.

Em seguida, você pode marcar a opção para que o MP3Rocket seja iniciado juntamente com o Windows.

Marque esta opção para iniciar o MP3Rocket juntamente com o Windows.

Agora você deve criar uma conta. Informe seu nome e endereço de email. Lembre-se de marcar a opção “I prefer not to receive any marketing emails” para não receber emails com anúncios e propagandas.

Informe seu nome e um endereço de email para finalizar a instalação.

Usando o MP3Rocket

Toda vez que o MP3Rocket é inicializado, um aviso é exibido para você adquirir a versão PRO, que tem mais recursos, mas é paga. Clique em “Sim” para começar a adquirí-la, “Por quê?” para saber sobre suas vantagens e “Mais Tarde” para continuar usando a versão gratuita do programa.

Você quer adquirir a versão paga do MP3Rocket? Então atente para este aviso.

Atente para este indicador que informa sobre a qualidade geral de sua conexão.Uma boa dica para começar: preste atenção a um indicador localizado no canto inferior esquerdo da tela do MP3Rocket. O ideal é que ele esteja totalmente verde. Quanto menos verde ele estiver, mais problemas de conexão você pode ter. Experimente reconectar a rede caso este indicador não esteja totalmente verde.

Abas

O MP3Rocket é dividido por abas. Veja quais são:

Pesquisar

Aqui é onde o básico do programa funciona. Basta digitar o que você deseja no campo à esquerda. Porém, esta pesquisa é geral e pode trazer muitos resultados indesejados. O ideal é que você defina o tipo de arquivo que deseja baixar para buscá-lo. Use os botões com as diferentes categorias: áudio, imagens, vídeo, documentos e programas.

Experimente utilizar as categorias de pesquisa para resultados mais precisos.

Para cada uma delas, é possível filtrar elementos de pesquisa. Por exemplo: na categoria áudio, você pode pesquisar por título, artista, álbum, gênero e licença. E ainda é possível expandir essas categorias, marcando a opção “Mais opções de pesquisa”. Lembre-se que filtrar uma pesquisa pode ser interessante, mas filtrá-la demais pode dificultar a busca por arquivos.

Busque exatamente aquilo que você procura.

Depois de refinar os termos de seu interesse, clique em "Pesquisar". Uma nova janela será exibida à direita, e os resultados são exibidos à medida em que são encontrados. Priorize os arquivos com mais estrelas, exibidas na primeira coluna à esquerda. Quanto mais estrelas eles tiverem, maiores são as chances de o download ser concluído com sucesso. Veja também a coluna “Nº”. Quanto mais usuários com o mesmo arquivo forem encontrados, mais rápido o download pode ser.

Após encontrar o que deseja, selecione o arquivo e clique em “Download”, ou então dê um duplo clique sobre ele.

Atente para essas colunas para melhores downloads.

O progresso e a velocidade do download serão exibidos na parte de baixo da tela. É possível visualizar ou ouvir seu conteúdo, para evitar a necessidade de baixá-lo inteiro e só aí saber do que se trata. Para ver ou ouvir o conteúdo de um arquivo enquanto ele está sendo baixado, clique em “Pré-visualizar”.

Acompanhe o progresso do download.

Se por acaso você cancelar um download, vá até a janela da biblioteca, selecione a pasta “Arquivos Incompletos”, selecione o arquivo que você quer recuperar e clique em “Continuar”.

Continue downloads interrompidos.

Podem acontecer algumas falhas durante seus downloads. Mas não se preocupe, muitas delas são recuperáveis. Por exemplo, quando em um download aparecer a mensagem “Precisa de Mais Fontes”, selecione aquele download e clique no botão “Continuar”. Assim, o programa vai procurar por mais fontes e, caso as encontre, vai automaticamente continuar o download.

Outra situação possível: quando em um download aparecer a mensagem “Esperando na Fila”, significa que muitas pessoas estão baixando aquele arquivo da mesma fonte. Para terminar o download, é necessário esperar sua vez na fila.

Most Popular

Se você não sabe o que procurar, o MP3 Rocket ajuda você. Nesta aba você encontra músicas, vídeos e imagens que estão em alta no momento. Para facilitar a busca, tudo está dividido por categorias. Você pode organizar ainda mais os resultados entre mais populares, por qualidade ou votos. Ainda é possível exibir os resultados da última semana, do último mês ou dos últimos seis meses.

Não sabe o que procurar, vá nos mais populares do momento.

Biblioteca

Todos os arquivos que você compartilha, arquivos baixados, downloads incompletos e até pesquisas feitas são registradas aqui.

Watch TV, Radio e Games

Aqui estão três ótimos atrativos do MP3Rocket, onde você pode assistir a canais de televisão, ouvir estações de rádio e jogar online. À esquerda é onde você faz a busca. Canais, estações e jogos são exibidos por categorias e podem ser filtrados por gênero e país.

Todo o conteúdo disponível é listado embaixo, bastando clicar sobre aquilo que você quer assistir, ouvir ou jogar.

Liste canais de TV, estações de rádio e jogos online.

É fácil gerenciar seus favoritos.Você pode facilmente criar uma lista com suas transmissões favoritas com o botão “Add To Favorites”. Da mesma maneira, é fácil remover uma transmissão dessa lista, com o botão “Delete From Favorites”.

Se você tem transmissão própria, aproveite esta chance. Clique em “Add My Stream”. Seu navegador será acionado e, na página exibida, você deverá informar a URL e o tipo de transmissão, que pode ser vídeo, rádio ou jogo.

Web

Este é o navegador próprio do MP3Rocket. Ele não conta com recursos como outros navegadores, mas é bom para navegar por páginas sem precisar sair do MP3Rocket.

O MP3Rocket conta com navegador próprio.

Torrents

Com o LimeWire, é possível também baixar arquivos Torrent. Para isso, acesse o menu “Arquivo” e a opção “Abrir Torrent”.

Filtros

Para configurar filtros e ter um maior controle sobre seus downloads, acesse o menu “Filtros” e a opção “Configurar o Índice dos Filtros”.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.