Alerta: desinstale agora o uTorrent do seu PC; relatos de malware

1 min de leitura
Imagem de: Alerta: desinstale agora o uTorrent do seu PC; relatos de malware

O programa uTorrent está utilizando um exploit flash via propagandas para instalar malwares em computadores, de acordo com relatos de usuários. Até o momento, não há qualquer pronunciamento oficial dos desenvolvedores por trás do software.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O malware entrega acesso do seu computador para um invasor

Este malware permite que invasores tenham acesso ao controle remoto de seu computador, e os danos possíveis são muitos: desde o roubo de dados sensíveis (fotos, imagens, textos e senhas) até a propagação de malwares mais perigosos, como o ransomware, que sequestra o computador e exige um pagamento para a liberação de arquivos.

  • Atenção: a acusação de malware não é consistente entre programas antivírus diferentes. A desinstalação é recomendada como pedido de cautela até um posicionamento oficial

Os primeiros relatos sobre o caso foram postados no Reddit pelo usuário "scrubs2009". "Propagandas no uTorrent está usando um exploit flash para instalar malware. Desabilite o uTorrent e rode um programa antivírus agora", notou o usuário.

Acredita-se que, além do uTorrent, outro cliente chamado BitTorrent também esteja comprometido — apesar de faltaram mais informações sobre este programa em questão. De acordo com o usuário do Reddit, o vírus estava na repartição:

  • "C:\Users\%username%\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache"

Desinstalei o uTorrent. E agora?

Após rodar um bom antivírus — e você pode saber quais são eles clicando aqui —, é necessário se mover para outra plataforma de torrent, e o ideal é entrar no mundo dos programas open-source, que possui uma comunidade ativa e comprometida com as atualizações.

Por isso, a recomendação para baixar arquivos de torrent é por meio dos seguintes programas:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.