Samsung detalha mudanças e novidades no Tizen

2 min de leitura
Imagem de: Samsung detalha mudanças e novidades no Tizen

Não é nenhuma novidade que a Samsung não tenha abandonado o Tizen no mundo mobile. Depois de adaptar seu sistema operacional próprio para as Smart TVs e smartwatches, a fabricante sul-coreana resolveu voltar a apostar no SO como uma alternativa ao Android também no mundo mobile, mesmo que isso aconteça ainda de forma tímida.

Dado esse contexto, é natural que a Samsung anuncie algumas novidades para o Tizen, e foi o que aconteceu nesta terça-feira (16), durante a Tizen Developer Conference 2017. A principal mudança divulgada pela sul-coreana diz respeito à interface do sistema mobile, que será renovada em breve a fim de ficar mais amigável e funcional, algo essencial para qualquer sistema que se proponha a bater de frente com o Android algum dia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A nova interface do Tizen

Novos ícones e suporte para múltiplos perfis do Tizen

Os ícones dos aplicativos instalados no aparelho também ganharão um retoque a fim de parecerem mais leves do ponto de vista estético, mas sem perder a personalidade Tizen. O resultado final é realmente agradável e, o mais importante, consegue se distanciar de seus principais concorrentes, outra característica relevante para um sistema mobile.

Além disso, a fabricante confirmou que o Tizen receberá modelos diferentes de ícones. Como o sistema ganhará suporte a temas, será possível escolher entre opções 2D e flat, ampliando assim as possibilidades de personalização da ferramenta.

Múltiplos perfis, comandos de voz e mais

Outra novidade anunciada pela Samsung durante a conferência de ontem foi o suporte para múltiplos perfis no Tizen quando o aparelho permitir a utilização de mais de um chip. A função pode ser irrelevante para a maioria das pessoas, mas quem tem mais de um número no mesmo gadget sabe como isso pode ser útil para manter tudo organizado.

Tizen ganha novos temas e diferentes modelos de ícones

Mais um recurso interessante é o suporte aos comandos de voz que a plataforma passará a ter em breve. Obviamente que não se trata da Bixby, mas é um passo inicial e que invariavelmente vai resultar na adoção da assistente virtual da Samsung, em um futuro não tão distante. Sem dúvida, oferecer essa ferramenta está nos planos da companhia para tornar o seu sistema relevante no mundo mobile em breve.

Ainda não é a Bixby, mas Tizen ganha suporte a comandos de voz

My Galaxy Stories foi outra novidade anunciada ontem pela Samsung

Ainda na parte visual do Tizen, a Samsung anunciou o My Galaxy Stories, uma central que reúne papéis de parede e outros conteúdos especiais. A sul-coreana ainda apresentou uma função de compartilhamento de aplicativos a partir de dispositivos Android e de outros aparelhos com Tizen, o que deve ampliar e facilitar a proliferação de apps na plataforma.

Samsung aposta no Tizen como um concorrente do Android também nos smartphones

Complementando as novidades, estão um modelo de subscrição na agenda do sistema, ajudando o usuário a se lembrar de eventos importantes, um modo de embelezamento nativo no app de câmera e, ainda, o recurso Quick Reas, uma espécie de banca virtual repleta de notícias sobre temas variados.

Enfim, a Samsung tem levado bastante a sério o seu sistema operacional proprietário. As apostas já têm dado resultados no âmbito das Smart TVs e também dos smartwatches, mas será que é capaz de vingar também nos smartphones? O que você acha?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.