O Tizen não morreu: Samsung anuncia smartphone com Tizen 3.0

1 min de leitura
Imagem de: O Tizen não morreu: Samsung anuncia smartphone com Tizen 3.0

Em mais uma tentativa de popularizar seu sistema operacional próprio - e com isso se arriscar a bater de frente com a supremacia do Android e iOS no mercado mobile -, a Samsung revelou nesta sexta-feira (12) o Z4, quarto smartphone da companhia equipado com o Tizen OS.

O dispositivo é voltado principalmente para países emergentes, por isso suas configurações ficam abaixo de modelos mais avançados. A própria fabricante o descreve como um celular para quem busca um telefone menos robusto, mas com conectividade 4G. "O Z4 traz uma experiência móvel simplificada para usuários de smartphones pela primeira vez e representa nosso compromisso contínuo com a expansão do ecossistema Tizen", destacou DJ Koh, presidente de negócios de comunicações móveis da Samsung Electronics.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O aparelho possui um processador quad-core rodando a 1,5 GHz, 1 GB de memória RAM, tela de 4,5 polegadas (480 x 800 p) com com vidro 2.5D ligeiramente curvado e câmera traseira de 5 megapixels que tira fotos quando o usuário mostra a palma da mão e sorri. Vem ainda com suporte a dois chips, bateria de 2.050 mAh e câmera frontal de 5 MP com flash (f/2.2) dedicado e recurso Auto Selfie, para tirar fotos automaticamente por meio de tecnologia de reconhecimento facial.

Por enquanto, o Z4 com Tizen 3.0 será vendido primeiro na Índia, com previsão de lançamento para este mês de maio, nas cores dourado, prata e preto. Não foi revelado o preço, mas levando em consideração as versões anteriores do smartphone, o mais provável é que o produto custe menos de US$ 100. O Z2, por exemplo, chegou às lojas por apenas US$ 68.

Tudo indica que a Samsung não vai desistir do Tizen assim tão cedo. Mesmo com notícias questionando a segurança da plataforma, a empresa tem levado seu sistema para outros aparelhos além dos celulares, como TVs e os smartwatches da linha Gear. Por sinal, os relógios inteligentes da Samsung agora possuem uma adoção superior ao Android Wear, do Google, segundo uma pesquisa divulgada pela Strategy Analytics.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.