Autopilot bêbado?! Vídeo mostra Tesla Model S descontrolado pelas ruas

1 min de leitura
Imagem de: Autopilot bêbado?! Vídeo mostra Tesla Model S descontrolado pelas ruas
Imagem: Car Magazine

Juntar a família Tesla de carros elétricos e o sistema de direção inteligente desenvolvido pela montadora parece ser a fórmula ideal para criar um kit de transporte econômico e muito seguro, certo? Um vídeo divulgado na internet há alguns dias, porém, joga boa parte desse conceito por água abaixo. Isso porque, nas filmagens feitas de dentro do automóvel, o Model S aparece quase que literalmente sambando na pista diante de um trajeto limpo e bastante simples.

O andar de bêbado do veículo com o modo TACC ativado – uma espécie de piloto automático mais rudimentar – não tem muita explicação, mas é bastante claro durante os pouco mais de 3 minutos de gravação. Em certo trecho do clipe, o possante até parece conseguir se manter em sua faixa sem muitos problemas; no entanto, logo a instabilidade retorna e o carrão mal consegue acompanhar uma linha reta sem perder o controle, começando a virar o volante em direção à contramão. Assista a esses momentos tensos:

Complicado, hein?

Um problema ocasionado a partir de uma atualização recente de firmware

De acordo com Scott, dono do Model S, o mais estranho de tudo é que ele já deixou seu Tesla circular tranquilamente por esse mesmo trajeto pelo menos umas 30 vezes, sem nenhum tipo de problema. Com base nessa informação, um internauta que comentou no vídeo no site do YouTube sugeriu que pode se tratar de um problema ocasionado a partir de uma atualização recente de firmware do Autopilot 2.0. Pode parecer um palpite arriscado, mas, na verdade, parece uma ideia bastante plausível.

Como é possível conferir no tweet acima, quando update de software foi liberado para os carros da empresa, no final de janeiro, Elon Musk foi à rede social para avisar que os motoristas deveriam tomar cuidado. O motivo? A mudança poderia causar a descalibragem dos sensores do veículo e acabar exigindo que o carro fosse levado à concessionária para ajustes no ângulo de inclinação das câmeras. A lição que fica com tudo isso é que manter a atenção no trânsito e as mãos perto do volante ainda são “males” necessários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.