Sony traz primeiros televisores com a plataforma Android TV ao Brasil

3 min de leitura
Imagem de: Sony traz primeiros televisores com a plataforma Android TV ao Brasil
Imagem: TecMundo/Leonardo Rocha

A Sony anunciou nesta quarta-feira (10) a chegada ao Brasil de sua nova linha de televisores, que já vêm com a plataforma Android TV e, dessa forma, tornam a fabricante a primeira empresa a trazer o sistema da Google em seus produtos no país. Com quatro modelos 4K em tamanhos que vão das 49 às 75 polegadas e três Full HD que ficam entre 50 e 75 polegadas, os aparelhos unem o melhor do hardware da companhia japonesa ao software da gigante das buscas.

Revelado em 2014, o Android TV foi feito pensando na simplicidade e conveniência do usuário e na transformação dos televisores em verdadeiros centros de entretenimento interativos. Vindo junto dos novos aparelhos da Sony, o sistema estreia no Brasil com 120 apps disponíveis no Google Play e a promessa de que mais conteúdos sejam adicionados a cada dia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Testando o recurso Google Cast no YouTube

Além de já dispor de aplicativos como Netflix, Crackle e jogos tanto para o controle remoto da TV quanto para o Dualshock do PlayStation 4 e outros joypads compatíveis, a plataforma vem com recursos como busca por voz ativada com um clique no controle e recomendações de conteúdos personalizados conforme o seu gosto. Além disso, outra função interessante é o Google Cast, que permite transmitir a tela dos apps do seu smartphone para o televisor.

Recursos e mais recursos

Os dispositivos da Sony com Android TV foram feitos para atender com folga aos requisitos mínimos de hardware determinados pela Google para que a plataforma possa rodar sem problemas. Todos os televisores da linha vêm com um novo processador X1 da fabricante, feito para proporcionar qualidade de detalhes ao mesmo tempo que preserva cores, brilho, contraste, profundidade e nitidez.

Aliada ao chip X1, a tecnologia Triluminous realça a percepção de cada cena de forma mais vívida e natural, entregando uma maior gama de tonalidades. Outra função interessante é o Photo Sharing Plus, que permite ligar até 10 dispositivos à TV e compartilhar fotos, vídeos e músicas livremente, tudo sem a necessidade de usar uma rede WiFi.

O controle One Flick vem junto dos modelos com 55 polegadas ou mais

A navegação simplificada do Android TV é beneficiada pelo controle One Flick, que está incluso nos modelos de 55 polegadas ou mais e soma-se ao acessório mais tradicional, também incluído em todas as opções de TVs linha. Com recursos touch e outras funções, o One Flick é compatível com qualquer televisor da Sony com a plataforma da Google, mas terá que ser adquirido separadamente por aqueles que optarem pelos dispositivos com telas menores.

Outras opções para quem quer as funções do controle diferenciado, mas não está disposto a pagar por elas, são os aplicativos Android TV Remote Control, da Google, e TV Side View, da Sony. Ambos os apps permitem controlar as funções dos televisores por meio do seu celular e já podem ser baixados na Play Store ou na App Store.

Melhor de dois mundos

Durante a ocasião, o gerente de marketing da Sony no Brasil, Marcelo Gonçalves, afirmou que o mercado brasileiro está em um momento promissor e os consumidores buscam telas maiores e tecnologias mais avançadas. “Oferecer um produto top de linha, que traz qualidade de imagem e som superiores, juntamente com toda a inovação e usabilidade da plataforma Android, são grandes diferenciais e estamos felizes por continuar nossa parceria com a Google”, afirmou.

Segundo o gerente de produto de Android TV da Google, Fausto Araújo, o objetivo do sistema é fazer as pessoas gastarem menos tempo procurando o que assistir e mais vendo o que gostam. Os primeiros dispositivos da Sony com a novidade chegam em julho na forma de quatro modelos 4K (com 49, 55, 65 e 75 polegadas), com preços de R$ 5 mil a R$ 18 mil, e mais três Full HD (com 50, 55 e 75 polegadas), com valores ainda não revelados.

Questionado pelo TecMundo sobre a ausência do Chrome nos aparelhos disponíveis para testes no local da apresentação, Araújo ressaltou que a Google optou por não incluir a navegação em sites como parte do Android TV. Segundo ele, a gigante das buscas observou que os usuários não querem usar seus televisores para isso, o que torna a função irrelevante. Ainda assim, a Sony firmou uma parceria com a Opera para disponibilizar o browser para download.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.