Por que a resolução 720p é melhor que a 1080i?

3 min de leitura
Imagem de: Por que a resolução 720p é melhor que a 1080i?

Vale a pena pesquisar bem antes de investir o dinheiro em uma nova televisão. Caso a grana esteja curta e você tenha que escolher entre um modelo de TV com resolução de 720p e outro que oferece 1080i, não se deixe enganar pelos números: como dizem por aí, as aparências enganam.

Apesar de a imagem de 1080i ser maior, ela não possui uma qualidade tão boa quanto a de 720p. E é isso que Benjamin Higginbotham, um dos colaboradores do site Techonology Evangelist, explica no vídeo acima.

Progressivo ou entrelaçado?

Antes de tudo, é necessário aprender o que significam as letrinhas ao lado dos números que dão nome à resolução, já que os conceitos de vídeo progressivo (p) e entrelaçado (i) são fundamentais para a compreensão da imagem de alta definição.

O vídeo entrelaçado, conhecido em inglês como interlaced video (abreviado como “i”), é o padrão que temos usado há muitos e muitos anos, sendo a tecnologia fundamental por trás da resolução-padrão das TVs mais antigas. Para começar, é bom ter em mente que a cada segundo de vídeo em transmissão analógica são exibidas 30 imagens, chamadas de “quadros”. É como se pudéssemos tirar 30 fotografias de uma ação que acontece dentro desse segundo. Com a rápida transição dessas imagens, temos então a sensação de movimento.

Porém, a televisão analógica possui uma largura de banda muito limitada e, por isso, transmitir essas imagens por completo poderia acarretar em lentidão, tornando a troca de imagens muito perceptível ao olho humano.

Quadro de vídeo entrelaçado não possui a imagem completa (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Sendo assim, usa-se um truque: cada uma dessas imagens (quadros ou frames) é dividida em duas, que apresentam apenas metade das linhas que a compõem. O primeiro frame mostra as linhas ímpares, intercaladas com linhas pretas, enquanto que o segundo mostra as linhas pares, também intercaladas. Essa técnica faz com que a taxa de quadros por segundo dobre sem que seja preciso aumentar a largura de banda.

Entretanto, há uma desvantagem: como esses quadros nunca são apresentados totalmente, cenas em que a ação acontece muito rapidamente ficam um pouco borradas, apresentando o que os técnicos de vídeo chamam de “artefatos”.

Quando pausado, vídeo entrelaçado exibe imperfeições (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Isso não acontece no modo progressivo, já que os quadros são exibidos inteiramente. Assim, as cenas ganham mais nitidez quando comparadas com a transmissão em vídeo entrelaçado. Por outro lado, elas exigem mais largura de banda para ser transmitidas.

720p x 1080i

Há duas principais resoluções para vídeos de alta definição: 720p e 1080p. O número indica a quantidade de linhas horizontais de uma imagem progressiva e, portanto, fica fácil perceber que um vídeo em 1080p terá mais detalhes do que em 720p.

Note a diferença entre a imagem pausada em 720p (esq.) e 1080i (dir.) (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Porém, quando falamos de 1080i, o assunto muda. Nesse caso, a imagem possui 1080 linhas virtuais, ou seja, apenas 540 delas são, de fato, linhas progressivas que apresentam informações sobre a imagem. E, novamente, cada quadro é dividido em dois campos, um com as linhas ímpares da imagem e outro com as linhas pares, que se alternam rapidamente.

Assim, apesar da imagem ser maior e apresentar uma grande quantidade de detalhes, ela não será tão nítida quanto a de 720p, que possui transições reais de frames.

Que TV ou monitor comprar?

Com base nas informações apresentadas por Higginbotham, fica mais fácil decidir qual televisor comprar. Da pior para a melhor resolução, a relação seria 1080i > 720p > 1080p.

O número de linhas horizontais (720 ou 1080) é importante, mas não tanto quanto o modo de varredura (progressiva ou entrelaçada). Sendo assim, se você preza por uma imagem de qualidade, prefira sempre 720p em vez de 1080i.

Fonte: Techonology Evangelist, YouTube

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.