Telegram anuncia 'chamadas de voz mais seguras do mundo'

1 min de leitura
Imagem de: Telegram anuncia 'chamadas de voz mais seguras do mundo'

O Telegram, que se posiciona como o mensageiro mais seguro do mundo, está anunciando a chegada das chamadas de voz — sim, ligações via app. Contudo, o recurso será disponibilizado inicialmente apenas na Europa; os outros países receberão a novidade nas próximas semanas.

"Nos últimos meses, trabalhamos pesado para garantir que as chamadas do Telegram sejam as melhores em termos de qualidade, velocidade e segurança. A espera acabou: hoje estamos lançando as chamadas de voz na Europa Ocidental. O resto do mundo também vai recebê-las em breve", anunciou o aplicativo.

Emojis servirão como troca de chaves

Segundo a empresa, as chamadas do Telegram são mais seguras porque possuem a mesma encriptação de ponta a ponta presente nos Chats Secretos. Para melhorar esse jogo, também foi incluído um novo mecanismo de troca de chaves: comparação de emojis.

Exatamente: em vez de você enviar ou receber uma quantidade absurda de códigos ou números, os usuários trocam quatro emojis para verificar uma chamada segura.

Chamada

P2P Calls e AI

O Telegram também nota que, sempre que possível, as chamadas serão realizadas via conexão peer-to-peer (P2P) — cada um dos pontos funciona tanto como cliente quanto como servidor. "Usando os melhores codecs de áudio para economizar no tráfego e entregar uma qualidade de chamada cristalina", destacou a equipe do app.

A inteligência artificial também é um destaque e uma presença no Telegram: "Cada vez que você faz uma chamada, a rede neural recebe um feedback seu e do dispositivo (naturalmente, não ela tem acesso ao conteúdo da conversa, mas recebe informações técnicas sobre velocidade de rede, tempo de ping, porcentagem de pacote perdido etc.). Essa máquina otimiza dezenas de parâmetros baseados em inputs, fornecendo melhorias para chamadas futuras baseadas no dispositivo e na rede".

É possível bloquear as chamadas via menu de configuração

É interesse notar que o Telegram oferece um controle grande sobre quem pode te ligar. Para isso, não basta ter o seu número. O aplicativo até permite que você desligue todas as chamadas ou selecione apenas alguns usuários — a equipe chama isso de "precisão granular".

Por padrão, todas as chamadas de voz buscam se adaptar ao tipo de rede que você está conectado. Contudo, será possível reduzir em até 30% o consumo de dados com uma opção chamada "Usar menos dados" no menu de configurações.

Emojis

Se você quiser acompanhar todas as mudanças, acompanhe o anúncio na íntegra.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.