Jio: a operadora que pôs a Índia no topo do ranking de uso de dados móveis

1 min de leitura
Imagem de: Jio: a operadora que pôs a Índia no topo do ranking de uso de dados móveis

Com pouco mais de um ano no mercado indiano, a operadora de telefonia móvel Jio  — que faz parte do conglomerado homônimo — conseguiu chegar a marcas impressionantes por lá. Nos últimos seis meses, a empresa conseguiu mais de 100 milhões de consumidores e isso significa que são pouco mais de 7 novos clientes por segundo.

Com esses números, a Jio já é a terceira maior operadora da Índia — atrás de Vodafone (com 200 milhões) e Airtel (260 milhões). Mas você sabe qual é o segredo para que esta empresa consiga números tão expressivos? A resposta está no fornecimento completamente gratuito de dados em suas redes 4G LTE.

E isso não elevou apenas os números da Jio, mas também da Índia como um todo. Por causa do acesso facilitado às redes de internet, o país saltou da 150ª posição para a liderança do ranking de consumo de dados em redes móveis.  Somente na Jio, 1 bilhão  de gigabytes (ou 1 Exabyte) são trocados todos os meses.

Reprodução/Reliance Jio

E o futuro?

Além de planos de dados completamente grátis, as ligações também não são cobradas para os clientes da Jio, o que torna os pacotes bem baratos para os indianos. Porém, a partir do dia 1º de abril os novos consumidores vão ter que pagar pelos pacotes de dados — preços mais baixos do que a concorrência, mas ainda assim pacotes limitados.

Vale dizer que isso acontece pouco depois de crescer o volume de reclamações referentes à estabilidade das redes da Jio — tanto para dados quanto para ligações. Os analistas indianos acreditam que isso fará com que a concorrência por lá se torne mais justa, mas a empresa precisa vencer os obstáculos técnicos para que não perca espaço.

Mesmo assim: já é certo que a companhia fica na história por ajudar a Índia a chegar ao topo do ranking de uso de dados móveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.