Nono dígito está chegando ao Sul; confira 6 apps para atualizar sua agenda

3 min de leitura
Imagem de: Nono dígito está chegando ao Sul; confira 6 apps para atualizar sua agenda
Imagem: investix

A última fase da implantação do 9º dígito nos números de celular está prestes a acontecer, e ela vai atingir justamente os três estados da Região Sul. Portanto, se você mora no Paraná, em Santa Catarina ou no Rio Grande do Sul, saiba que está chegando a sua vez de atualizar toda a agenda de contatos do seu celular.

Está chegando a sua vez de atualizar toda a agenda de contatos

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A essa atura, é possível que você já tenha feito algumas mudanças pontuais nos números de amigos e parentes que moram nas demais regiões do país, que já tiveram a atualização imposta. Mas no próximo dia 06/11 será necessário fazer isso em todos os seus contatos! Essa última fase vai atingir todos os números de celular registrados sob os seis DDDs do Paraná (41, 42, 43, 44, 45 e 46), nos três de Santa Catarina (47, 48 e 49) e nos quatro do Rio Grande do Sul (51, 53, 54 e 55).

Por isso, nós preparamos uma lista com alguns bons aplicativos para fazer o “trabalho pesado no seu lugar”. Eles conseguem aplicar o “9” na frente de todos os números de celular registrados na sua agenda adequadamente sem mexer com aqueles de linhas fixas. Alguns inclusive fazem o backup de toda a sua agenda antes do procedimento para evitar eventuais problemas. Confira as opções.

1- 9 Dígitos

É o app mais popular do gênero atualmente na Google Play. Ele é capaz de reconhecer os números de celular que precisam ser atualizados de acordo com o cronograma da Anatel, mesmo que, agora, só restem os números do Sul para atualizar. Ele consegue ainda diferenciar números de rádio (que não vão receber o nono dígito) e permite voltar para o padrão de oito números nos locais em que a implementação ainda não está finalizada. Antes de aplicar as mudanças definitivamente, o 9 Dígitos mostra um por um os contatos que serão atualizados.

Android               iOS

2- Vivo 9º Dígito

Apesar de ser um app feito pela Vivo, esta ferramenta pode ser usada por clientes de qualquer operadora. Ele é mais simples que o 9 Dígitos e pede apenas que você especifique o seu próprio DDD para fazer a atualização corretamente. Caso você seja cliente da Vivo, é interessante marcar a opção “Operadora 15” para incluir o código da empresa nos contatos de outros estados a fim de economizar com ligações interurbanas.

Android               iOS

3- 9º Dígito TIM

Similar à opção da Vivo, o app 9º Dígito TIM realiza o mesmo procedimento, mas permite ao usuário filtrar quais contatos devem ou não devem ser atualizados com o novo padrão depois que a ferramenta já fez uma filtragem em toda a sua agenda. Ele é menos prático, mas oferece mais controle ao usuário.

Android               iOS

4- Oi 9º Dígito

Esta é a oferta da Oi para a categoria. Ele se destaca por oferecer um design mais interessante. Entretanto, ele tem mais opções para incluir o código da própria operadora em números de outras regiões, o que pode ser um tanto chato para quem não é cliente Oi e pretende utilizar o app. Contudo, basta ignorar esse procedimento caso resolva utilizá-lo. A solução da operadora também é ainda mais detalhada antes de realizar as alterações na sua agenda.

Android               iOS

5- 9º Dígito Leucotron

A Leucotron é uma pequena operadora de telecomunicações se comparada com as concorrentes acima, mas seu app de atualização para o novo padrão com nove dígitos é um dos mais bem avaliados na Google Play. Ele é bem direto, tem um bom design e, mesmo assim, mostra a lista completa de contatos que serão atualizados.

Android               iOS

6- nonoDígito

O nonoDígito talvez seja o app mais simples desse segmento. Entretanto, ele tem funções que podem diferenciá-lo bastante. Em sua versão paga, por exemplo, dá para fazer um backup interno dos contatos e evitar perder qualquer número. Entretanto, essa função normalmente está disponível nos próprios apps de contatos de smartphones, tradicionalmente identificados como “Exportar contatos”. O nonoDígito ainda evita o salvamento de contatos repetidos e envia notificações ao usuário quando alguma nova região está para entrar no novo padrão.

Android               iOS

***

Todos os apps desta lista podem ser utilizados por clientes de todas as operadoras de celular. Vale notar ainda que nenhum deles consegue alterar os contatos salvos no seu chip SIM. É necessário importar os números para a agenda do celular e, em seguida, fazer a atualização com um desses aplicativos ou qualquer outro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.