No flagra: agora você pode rastrear amigos pelo SMS

3 min de leitura
Imagem de: No flagra: agora você pode rastrear amigos pelo SMS

Serviços como o Foursquare facilitaram a vida de quem está sempre procurando os amigos, já que é possível descobrir a localização das pessoas em qualquer lugar. Entretanto, redes do tipo requerem que usuários sempre atualizem o status, o que pode não ser possível em todos os lugares em que se encontra.

Apesar de não ter um computador ou smartphone para acessar o Foursquare em todos os lugares, a esmagadora maioria das pessoas possui um celular que recebe mensagens de texto. Portanto, nada como unir um serviço de localização ao celular, fazendo com que você encontre quem quiser para a balada do final de semana.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Encontre pessoas e receba endereços por SMS

Este é o objetivo do Onde Está, novo serviço da Algar/CTBC que já está disponível em todas as localidades da área de cobertura da empresa de telecomunicações. Em uma entrevista com Luciana Gonçalves Borges, da Coordenação de Desenvolvimento de Produtos da Algar, ficamos sabendo mais sobre o serviço.

Onde Está?

A novidade funciona através da triangulação de dados, “usando como referência a posição das antenas da cobertura GSM e 3G da CTBC para informar a localização aproximada de um celular”, explica Luciana Borges. A ideia é permitir ao usuário uma sensação de segurança e bem estar, sabendo onde estão familiares e amigos.

Ele funciona através do SMS/MMS, bastando enviar uma mensagem de texto com a palavra “Localizar” para o número 120, juntamente com o número do telefone celular a ser localizado. Caso o seu celular comporte mensagens com foto, um mapa aparecerá em sua tela, com a marcação aproximada do lugar onde se encontra aquela pessoa com o SMS.

Onde Está (Fonte da imagem: Algar Telecom)

Entretanto, se você possui um celular mais simples, uma mensagem de texto será enviada com o texto “o celular (número) encontra-se próximo à rua (nome da rua) entre os números ‘x’ e ‘y’, no bairro (nome do bairro), na cidade de (nome da cidade) com precisão de ‘x’ metros”, explica Borges.

Privacidade para quem quiser

Os que se preocupam com a privacidade podem ficar tranquilos, já que você pode não aceitar o envio de dados para outros usuários. Luciana Borges comenta que “Celulares de titularidades diferentes do solicitante da localização devem conceder concordância via SMS. Ele pode recusar, autorizar somente uma localização ou autorizar sempre ser localizado por aquele número”.

Em celulares com a mesma titularidade, ou seja, que estejam no nome de uma mesma pessoa, a autorização é feita de forma automática. Para números de donos diferentes, o portador do celular a ser encontrado recebe a mensagem “O celular (número) deseja localizá-lo. Em até 7 minutos, responda SIM para aceitar, SEMPRE para ser sempre localizado e NÃO para recusar”.

Caso o celular que você quer localizar esteja desligado ou fora da área de cobertura da CTBC, o serviço não poderá ser utilizado. Entretanto, Borges diz que “quando o solicitante da localização estiver em roaming, conseguirá utilizar normalmente o Onde Está, pelo fato da prestação de serviço ser via SMS/MMS. Ou seja, uma mãe que viaja mesmo estando fora da área de cobertura da CTBC conseguirá ficar tranquila localizando seu filhos”.

Encontre os amigos pela triangulação de dados

Lançado na campanha do Dia das Mães, o serviço já está disponível para todos os planos pós e pré-pagos da CTBC, tanto em aparelhos de pessoas físicas quanto jurídicas.  Apesar de já estar disponível em toda a área de cobertura da Telecom, a Algar ainda não conta com “previsão de viabilidade do serviço usando redes de outras operadoras, já que nem todas possuem esta tecnologia implantada”, afirma Luciana Borges.

Valores

Além de permitir a localização dos amigos, o serviço pode ser debitado tanto por cada pesquisa quanto por meio de pacotes promocionais. Nenhuma mensagem trocada com os usuários no processo de localização é cobrada. Só serão cobrados os valores quando o solicitante receber o SMS ou MMS com os dados requisitados.

Cada pesquisa custa R$ 0,79 (bruto), porém os usuários de celulares pós-pagos também podem realizar uma assinatura mensal, com 10 pesquisas por R$ 4,90 (bruto, ou seja, 0,49 centavos por solicitação). Para quem participa da “Oferta Rede Família”, oferecida pela CTBC, o cliente terá oserviço gratuitamente até dia 31 de dezembro de 2011.

Para regiões do Brasil que não possuem cobertura da CTBC, a Claro também comercializa um serviço semelhante, o Claro Localizador. Entretanto, esse serviço possui um foco diferente e não realiza envio de SMS ou a localização de celulares de donos diferentes.

Portanto, se você é uma mãe ou pai preocupado ou ainda uma pessoa recheada de amigos que precisa encontrar, o Onde Está pode ser uma alternativa interessante para localizar pessoas. Ainda mais, infelizmente, com os perigos da sociedade moderna.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.