TIM, Oi e Vivo unem-se para uma melhor cobertura de internet 4G no país

1 min de leitura
Imagem de: TIM, Oi e Vivo unem-se para uma melhor cobertura de internet 4G no país

Anatel divulgou número que mostram uma cobertura de 100% de internet no Brasil. Porém, apenas a rede 2G está presente em todos os municípios brasileiros. A rede mais popular, a 3G, pode ser encontrada em 84% das cidades do país, mas a 4G, de tecnologia mais avançada e maior velocidade, só pode ser encontrada em 7% dos centros populacionais.

Para ampliar a cobertura da rede 4G, a Vivo deve unir-se à TIM e à Oi, já parceiras, para ter o número de antenas aumentado. Essa união está sendo avaliada pela Anatel e as empresas aguardam a aprovação da agência, que já deu um parecer técnico favorável ao “casamento”. A Claro, também uma das maiores operadores de telefonia celular do Brasil, não manifestou interesse nessa parceria.

Vantagem mútua

O acordo vai valer para a cobertura na faixa de 2,5 GHz que vencem a partir do final desse ano e não se aplica às obrigações anteriores. A expansão dessa maneira, caso a parceria seja selada, pode ajudar muito a Vivo a ampliar sua cobertura 4G com um custo extremamente reduzido. Mas qual seria o benefício dessa aliança para a TIM e a Oi? Elas passariam a utilizar a frequência de 2,6 GHz da Vivo, que cobre cerca de 161 municípios.

Essa colaboração vai ser muito benéfica para todas as operadoras e, por consequência, para os consumidores, visto que vai ajudar as empresas a cumprir a ordem da Anatel de ter cobertura em todas as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes até o final de 2015. Para que esse número seja atingido, ainda faltam 136 municípios, que seriam incluídos nessa parceria.

O que você acha da cobertura de internet móvel no Brasil? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.