7 apps para conversar de graça [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: 7 apps para conversar de graça [vídeo]

Se os smartphones nos permitem ver vídeos, passear por redes sociais e navegar na internet, esse contato com a rede também traz uma outra grande possibilidade: nos comunicarmos de graça com que nós quisermos

A utilização das tecnologias de voz sobre IP ou, internacionalmente conhecidas como VoIP (Voice over Internet Protocol), cresce de forma avassaladora, a ponto de se afirmar que a telefonia como conhecemos está com os dias contados.

Pensando em ajudá-lo na tarefa de mandar mensagens e, até mesmo, realizar ligações para os seus amigos sem gastar nada, nós do Tecmundo montamos essa relação com 7 programas para você bater papo sem gastar praticamente nada.

1. WhatsApp Messenger [Android] e [iOS]

A melhor alternativa para quem quer se comunicar por celular sem realizar nenhuma ligação sempre foi mandar torpedos SMS. E, com o WhatsApp, você é capaz de fazer isso sem ter que pagar pelas mensagens.

Conversação pelo WhatsApp Messenger

O programa utiliza conexão com a internet e a lista de contatos do telefone como base, identificando aqueles que também contam com o app instalado. Basta cadastrar o seu número e começar a importunar os seus amigos – inclusive em grupos com vários contatos trocando mensagens.

O mais legal é que com o WhatsApp você não fica limitado somente ao envio de mensagens de texto. O programa permite também que você envie fotos, vídeos, sons, gravações, contatos da agenda e, até mesmo, sua posição em GPS, para que os seus amigos saibam onde você está.

2. Tango Voice & Video Calls [Android] e [iOS]

O Tango funciona de maneira parecida. Aqui, entretanto, a ideia é que você possa fazer ligações e videoconferências – também de forma gratuita. O programa trabalha de maneira simples, bastando que você crie uma conta no serviço para utilizá-lo.

Depois de se cadastrar, encontre na sua lista de contatos dentro do próprio app todos os amigos da sua agenda que foram identificados e que também já têm conta no Tango Voice.  Depois, tudo o que você precisa fazer é colocar os assuntos em dia.

3. Zello Walkie Talkie Loudtalks [Android]

O Zello Walkie Talkie Loudtalks funciona, como o seu nome mesmo sugere, transformando o seu gadget em um walkie-talkie ou em um daqueles telefones que trabalham da mesma forma que os famosos aparelhos Nextel.

Assim como nos outros serviços apresentados neste artigo, aqui você também cadastra uma conta e busca pelos seus amigos que também já contam com o programa instalado.

Depois, com o acesso criado, perceba que a interface do aplicativo se parece mesmo com a de um walkie-talkie. E as semelhanças não param por aí, pois as ligações por meio do Zello Walkie Talkie Loudtalks também não decepcionam nesse sentido.

Isso porque as conversas só ocorrem com uma pessoa falando de cada vez, como se só houvesse um canal de comunicação. Por isso, quando quiser falar alguma coisa, aperte o botão na tela.

Se quiser, o programa também conta com salas de bate-papo, inclusive com seções exclusivas para quem quer aprender inglês ou, então, fazer amigos enquanto pratica a língua.

4. Vonage Mobile for Facebook [Android] e [iOS]

O Vonage Mobile for Facebook funciona de maneira um pouquinho diferente: aqui, você não utiliza somente a sua lista de contatos para fazer ligações, mas sim os seus amigos dentro do Facebook. Com ele, você realiza chamadas de voz para qualquer contato da sua lista do Facebook, desde que ele também utilize o sistema.

   Contatos do Facebook divididos em categorias  É possível editar o perfil no Facebook 

Com o app instalado, basta esperar que ele identifique aqueles que já contam com o Vonage Mobile for Facebook instalado. Depois, tudo o que você precisa fazer é chamá-los para conversar.

Se você quiser, também é possível enviar mensagens de texto para os outros contatos que ainda não têm o programa instalado, seja para convidá-los a baixar o programa ou para mandar algo de forma privada.

5. TiKL [Android]

Se você não conseguiu decidir como deseja se comunicar, não tem problema, pois o TiKL traz um pouco de tudo. O programa mistura mensageiro, telefone e walkie-talkie, tudo em uma única interface.

Com ele, você é capaz de se comunicar com os seus amigos tanto por voz como também em forma de textos. Se você desejar, o TiKL permite inclusive a realização de conversações em grupos com três ou mais contatos.

Além disso, ele apresenta conexão com o Facebook, ou seja, se algum amigo seu preencheu o campo da rede social no qual é inserido o número de telefone, você poderá falar com ele utilizando o TiKL.

6. Viber [Android] e [iOS]

O Viber é um dos programas mais populares para conversação VoIP, tanto para Android como também para iOS, uma vez que ele se mostra uma alternativa eficiente para que você possa substituir as caras ligações telefônicas.

viber

Para utilizar o app, cadastre o seu número telefônico junto ao serviço e espere a confirmação, que vem por meio de uma mensagem SMS. Com o cadastro realizado, é só começar a utilizar o programa.

Assim como a maioria dos softwares do gênero, o Viber reconhece automaticamente os contatos que também contam com o programa instalado. Dessa forma, você pode acessar a sua agenda e facilmente visualizar para quem você pode ligar por meio do app.

Além disso, o Viber fica sempre em execução; basta você estar conectado à internet para poder realizar ou receber ligações normalmente.

7. Skype [Android] e [iOS]

O Skype é um dos mensageiros para computador mais utilizados mundo afora e, como não poderia deixar de ser, esse sucesso se repete também nas plataformas móveis. O melhor é que, se você já conhece o programa, você pode perceber que, nos celulares, o seu funcionamento é basicamente o mesmo.

Tela durante ligações

Aqui, você é capaz de conversar via mensagens de texto, utilizando o aplicativo de forma semelhante à maneira que você lança mão do Messenger WithYou, por exemplo. Além disso, a principal ferramenta do Skype também está presente: realizar ligações.

Com ele, você é capaz de fazer chamadas e conversar por videoconferências com todos os seus contatos que também tenham o programa instalado. Além disso, você pode adquirir créditos e realizar ligações para outros números que não utilizem o Skype – inclusive de telefonia fixa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.