Holey Optochip da IBM transfere um trilhão de bits por segundo

1 min de leitura
Imagem de: Holey Optochip da IBM transfere um trilhão de bits por segundo

(Fonte da imagem: Physorg.com)

Cientistas da IBM vão apresentar nesta quinta-feira (8 de março) o protótipo de um chipset chamado “Holey Optochip”, primeira tecnologia do tipo, capaz de transferir um trilhão de bits por segundo. A quantidade de dados corresponde a nada menos que 500 filmes completos em resolução 1080p.

A novidade vai ser apresentada durante a Optical Fiber Communication Conference, evento que acontece na cidade de Los Angeles. Segundo o Physorg.com, a nova descoberta possui velocidade oito vezes maior do que os componentes disponíveis atualmente, tendo potencial suficiente para revolucionar a comunicação, o entretenimento e a computação pessoal.

A velocidade de um único transceptor desenvolvido pela IBM é equivalente à banda consumida por 10 mil pessoas usando uma conexão de 10 MB/s. Isso é suficiente para baixar todo o conteúdo da biblioteca do Congresso norte-americano em um tempo aproximado de somente uma hora.

Tecnologia que economiza energia

Para chegar à nova tecnologia, cientistas da IBM inseriram 48 buracos através de um chip CMOS convencional. A essas entradas são incorporados 24 canais de recepção e 24 saídas de transmissão de dados, resultando em um módulo ultracompacto de alto desempenho capaz de enviar e receber informações com velocidades impressionantes.

(Fonte da imagem: Physorg.com)

A empresa afirma que o “Holey Octochip” pode ser fabricado facilmente com tecnologias já disponíveis atualmente. Dessa forma, seria possível iniciar a produção em massa do chipset em questão de pouco tempo. A tecnologia também se destaca pelo baixo consumo de energia: a eletricidade necessária para acender uma lâmpada de 100W é suficiente para acionar 20 transceptores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.