Brasil já conta com 28 milhões de linhas com acesso 4G

1 min de leitura
Imagem de: Brasil já conta com 28 milhões de linhas com acesso 4G
Imagem: appadvice

O número de acessos em banda larga móvel 4G chegou a 28 milhões em todo o Brasil em janeiro deste ano. Os dados são da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que faz levantamentos similares aos da Anatel. Em 12 meses, o 4G cresceu 262% em todo o país, com a ativação de 20 milhões de novos acessos desde janeiro de 2015.

A Telebrasil também comentou que a expansão da cobertura 4G foi expressiva. De acordo com o mesmo levantamento, 469 municípios já possuem rede móvel de quarta geração de pelo menos uma operadora. Essas cidades juntas concentram mais da metade da população brasileira (55%).

No período de 12 meses, houve um crescimento de 219% no número de municípios com 4G, sendo que a tecnologia chegou a 322 novas localidades no último ano. A meta mínima estabelecida pela Anatel para as operadoras era de 286 municípios até o fim de 2016.

4G + 3G

Considerando as redes 3G e 4G, o mês de janeiro fechou com 193 milhões de acessos, o que representa um crescimento de 9,5% em um ano. O 3G está presente em 4.471 municípios, de um total de 5.570 no país.

O relatório ainda contabilizou a banda larga fixa, que, somada à móvel, já alcança 218 milhões de acessos, um número maior que o total de habitantes em nosso território. Contudo, é preciso ressaltar que isso não quer dizer que todos os brasileiros tenham acesso à rede. Do número total de acessos, 25,4 milhões são de banda larga fixa.

Tributação do setor

Pelo menos dez estados aumentaram em 20% a alíquota de ICMS sobre os serviços de telecomunicações nos últimos meses. Além disso, houve aumento de 28,5% na Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), e os smartphones podem ter que passar a pagar 11,75% a título de PIS/Cofins, caso seja mantido, pelo Congresso, o veto presidencial à Lei 13.241/2015.

Você já migrou para a rede 4G da sua operadora ou ainda está no 3G? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.