Tecnologia permite sentir texturas de qualquer coisa em superfície touch

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia permite sentir texturas de qualquer coisa em superfície touch

Você consegue diferenciar claramente a textura de uma laranja e de um pêssego apenas passando os dedos sobre eles, correto? Mas e se você pudesse ser capaz de diferenciar as mesmas texturas tocando seus dedos na tela de um smartphone ou tablet?

É justamente essa a ideia dos pesquisadores do Disney Research, nos Estados Unidos. Durante o evento SIGGRAPH 2012, revelou uma nova tecnologia, ainda em fase de desenvolvimento, que pode ser capaz de transformar em realidade essa hipótese.

O recurso foi batizado previamente de REVEL, sigla para Eletrovibração Reversa, e funciona como uma espécie de injeção de sinais elétricos. O usuário recebe uma “descarga” fraca diretamente em seus dedos ao trocar na tela, criando um campo eletrostático oscilante e, consequentemente, transmitindo a sensação de que você está tocando em outro tipo de superfície.

A variação do sinal permite ainda que possam ser criados impulsos diferentes, resultando em sensações distintas, ampliando as possibilidades de manipulação táctil em um dispositivo. Os detalhes do trabalho científico podem ser conferidos neste artigo (em PDF). Os trabalhos de pesquisa devem continuar e não há previsão de disponibilidade do novo recurso em escala comercial.

Fonte: Disney Research

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.