Ter um smartphone com tela flexível sempre foi o sonho de muitos, mas até agora nenhuma das ideias e dos conceitos para esse tipo de tecnologia se tornou realidade. No entanto, parece que a Samsung pode ter finalmente encontrado uma maneira viável de usar esses aparelhos: basta uma tela que pode ser enrolada dentro do dispositivo.

Pode parecer uma ideia estranha, mas o protótipo de display apresentado pela empresa na SID 2016, em São Francisco, mostra que ele pode funcionar muito bem. O aparelho, em resumo, é uma tela OLED completamente flexível de 5,7 polegadas, com resolução Full HD e uma densidade de pixels de 386 ppi, mas que pode ser guardada simplesmente sendo enrolada em um compartimento com apenas 1 cm de raio.

O pessoal do site Slash Gear, vale notar, teve a chance de ver a tecnologia em primeira mão e provou que ela realmente faz o que promete; confira o vídeo abaixo para ter uma noção de seu funcionamento e ver que uma ideia dessas pode realmente dar certo:

Antes que você se anime demais, é importante notar que a pequena tela está longe de ser um dispositivo totalmente funcional. Para começar, essa tela flexível, embora com apenas 0,3 mm de espessura, não possui uma tecnologia de toque ou qualquer tipo de proteção; adicionar essas camadas, por sua vez, tornaria a estrutura menos maleável como um todo, o que pediria um compartimento com raio maior para que tudo pudesse ser enrolado sem quebrar.

Da mesma maneira, o simples fato de essa ser uma tela retrátil também acrescenta o problema de que ela tende a quebrar com o uso. O número de vezes que ela pode ser enrolada, infelizmente, foi algo que a Samsung preferiu manter em mistério.

Obviamente, não há nenhum hardware ou bateria dentro daquele minúsculo compartimento. Logo, pode adicionar mais um espaço considerável para colocar tudo isso – o que pode acabar tornando esse dispositivo bem maior do que já é hoje. Mesmo assim, não é algo completamente impossível de ser alcançado com a tecnologia atual.

Mais chegando em breve?

Se você gostou da ideia de ter um aparelho que tire máximo proveito das telas flexíveis, é só esperar: se rumores trazidos algumas semanas atrás forem verdadeiros, a própria Samsung deve lançar uma linha de smartphones flexíveis em 2017.

Cupons de desconto TecMundo: