A tecnologia da F1 sai das pistas para chegar... Aos supermercados?

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Diversos itens utilizados nos carros que vemos por aí vieram diretamente das pistas de corrida. A Williams, tradicional equipe da Fórmula 1, entretanto, quer levar a tecnologia da categoria máxima do automobilismo para outros lugares além das ruas.

Uma nova divisão de inovação da equipe, chamada de Williams Advanced Enginering, está trabalhando no desenvolvimento de produtos nos setores aeroespacial, defesa e energia. Um dos projetos mais recentes da equipe, no entanto, é um acessório para refrigeradores que deve chegar aos supermercados em algum momento.

A grande sacada do equipamento é que ele vem com um sistema de aerofólio – baseado nos carros de corrida – que reduz a quantidade de ar frio que sai dos congeladores e freezers utilizados em supermercados e lojas de conveniência. A peça foi criada por uma empresa chamada Aerofoil Energy, mas foi "melhorada" pela Williams.

Estas tiras plásticas são embutidas nas prateleiras dos refrigeradores e utilizam modelos dinâmicos de fluidos, fazendo com que o ar seja canalizado de volta para a câmara. A estimativa é que esse sistema ajude a economizar entre 10% e 32% de energia, dependendo do tamanho do freezer utilizado. Vale lembrar que a refrigeração responde por cerca de metade da energia consumida pelos estabelecimentos.

Por ser uma solução simples – e relativamente barata se comparada à troca dos equipamentos –, o novo aerofólio da Williams Advanced Engineering e da Aerofoil Energy já está sendo considerado para ser utilizado pelas principais redes de supermercados na Grã-Bretanha, com uma possível expansão para Estados Unidos, África e China.

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