5 das mulheres mais poderosas do mundo da tecnologia [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: 5 das mulheres mais poderosas do mundo da tecnologia [vídeo]

O comando de gigantes da tecnologia normalmente está nas mãos de homens, mas as mulheres aos poucos começam a inverter o jogo e ganhar destaque na indústria. Apesar de ainda estarem em menor número, as representantes femininas fazem ótimos trabalhos em cargos de gerência ou atuando nos bastidores de gigantes como Google e Facebook.

A seguir e no vídeo acima, você conhece cinco executivas que são bem sucedidas e devem servir de exemplo para que mais mulheres desbravem o mundo das corporações de tecnologia. São CEOs que revitalizaram empresas, funcionárias que lideraram grandes projetos e diretoras que fazem de tudo para que companhias não fechem as contas fora do vermelho.

Vale lembrar que o TecMundo já fez uma lista com as dez mulheres mais poderosas da tecnologia. Quem você acha que faltou na lista e pode entrar em uma segunda edição?

Sheryl Sandberg

Ela é a diretora de operações do Facebook, sendo a primeira mulher eleita para o quadro de diretores na rede social. Só que essa é só uma das vitórias dela: Sheryl foi vice-presidente de vendas online e operações da Google por sete anos, além de ser uma ativista bastante presente na luta pela igualdade de gênero. No livro "Faça Acontecer - Mulheres, Trabalho e A Vontade de Liderar", ela fala da necessidade de maior presença de mulheres em cargos de diretoria.

Marissa Mayer

Talvez a mais famosa da lista, a CEO do Yahoo! desde 2012 luta para tirar a empresa, que já foi uma gigante, do que parecia ser uma morte certa. Antes do atual cargo, ela se destacou na Google em vários cargos, como vice-presidente de pesquisa de produtos, chefe da divisão de mapas e locais e até porta-voz. Mayer foi a primeira mulher a ocupar o primeiro lugar na lista da revista Fortune entre “estrelas do mundo dos negócios com menos de 40 anos”.

Susan Wojcicki

Susan tem uma carreira bem fora do convencional: formada em história e literatura por Harvard, se apaixonou por tecnologia especialmente depois de conhecer os cofundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin. Os dois montaram o primeiro escritório da Google na garagem dela, em 1998. Logo depois, Susan virou gerente de marketing e ajudou em projetos como Google Imagens, Google Livros, AdWords, adSense e Google Analytics. Ela é a atual CEO do YouTube.

Meg Whitman

Meg Whitman é atual presidente da HP Enterprise (lembre-se que a empresa se dividiu recentemente). Ela tem uma carreira de sucesso em cargos na Disney, DreamWorks e eBay, onde foi CEO por dez anos. A companhia não vai bem das pernas, mas tem sobrevivido com a ajuda de Meg. Ela é uma das mulheres mais ricas do estado da Califórnia e ficou em segundo lugar na eleição pra governadora do estado em 2010.

Ginni Rometty

Exemplo para qualquer fã de tecnologia, Ginni começou na IBM em 1981 como engenheira de software. Trinta anos depois, assumiu a empresa como CEO, sendo a primeira mulher no cargo. Também passa por momentos difíceis, já que a ex-gigante da informática não conseguiu acompanhar as mudanças ao longo dos anos – atualmente, lida com serviços como computação em nuvem, softwares de análise de dados e inteligência artificial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.