5 tecnologias chinesas que você gostaria de ver no Brasil [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: 5 tecnologias chinesas que você gostaria de ver no Brasil [vídeo]

Infelizmente, sabemos de uma triste realidade: na maioria das vezes, as tecnologias mais avançadas surgem primeiro lá fora, em países como os Estados Unidos, Japão ou a China. Aliás, o Gigante Vermelho do continente asiático é o atual responsável pelos maiores investimentos no setor. E, com tanta pesquisa, é natural que se chegue a bons resultados.

Na lista abaixo — que também pode ser conferida no vídeo acima —, elencamos algumas das novidades que vêm sendo estudadas ou já estão em vias de serem colocadas em prática na China. Na maioria dos casos, ao menos por enquanto, não há previsão de chegada por aqui, mas nem por isso deixaremos de ficar de olho, não é mesmo?

5 - Dentes inteligentes

Que tal transformar um dos seus dentes em um receptor de informações que podem ser úteis para monitorar a sua saúde? Na China, foi criado também o Smart Tooth, um dispositivo que confere dados como temperatura corporal e hábitos alimentares. As informações podem ser transferidas posteriormente direto para o seu celular.

4 - Jogos em 7D

Se você acha que 3D e 4D são formas de entretenimento imersivas, espere até conhecer os jogos em 7D. A iniciativa é da Shanghai Qing Yu Intelligent Systems Engineering, que pretende combinar efeitos tridimensionais com movimentos nas cadeiras, efeitos de água, mudanças de temperatura no ambiente e interação em tempo real com a tela.

3 - Helicópteros ultravelozes

Eles ainda não estão prontos, mas prometem revolucionar os transportes aéreos. Na China estão sendo desenvolvidos helicópteros ultravelozes, cuja velocidade pode chegar aos 500 km/h – o dobro da velocidade de um modelo atual. A ideia é usar os novos veículos em missões de resgate.

2 - Redes quânticas

Para aumentar a segurança nas mensagens que são trocadas via internet, a China está testando redes quânticas. Parece coisa de filme de ficção científica, mas não é. O resultado dessas pesquisas pode fazer com que hardwares mais simples sejam capazes de transmitir informações com mais velocidade, mais segurança e com um custo muito menor.

1 - Internet Li-Fi

O futuro do Wi-Fi já está em estudo na China. Em vez das tradicionais antenas de rádio, os sinais Li-Fi utilizam bulbos de lâmpadas LED para transmitir os sinais. Essas lâmpadas contam com microchips embutidos e permitem que a transmissão de dados seja feita a uma velocidade de 150 megabits por segundo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.