Coreanos estão desenvolvendo um pneu que não precisa de ar para rodar

1 min de leitura
Imagem de: Coreanos estão desenvolvendo um pneu que não precisa de ar para rodar

A fabricante sul-coreana Hankook vem investindo nos últimos dois anos no desenvolvimento de um pneu que resolva justamente o maior problema relacionado a esse tipo de produto, que é o momento em que ele fica sem ar. Quem aí que possui um carro nunca se irritou com um pneu furado no meio da rua e desejou que eles nunca esvaziassem?

Para tanto, os engenheiros da companhia asiática vêm evoluindo o conceito de um pneu que não precise de um bolsão de ar para sustentar sua estrutura, ao mesmo tempo em que mantém fatores cruciais como aderência, estabilidade e performance. O resultado mais recente das pesquisas da empresa é o iFlex, que se utiliza de uma trama construída com formas geométricas para reproduzir o mesmo balanço e elasticidade de um pneu convencional.

Além disso, a versão atual do produto – a quinta desde 2013 – pode ser utilizada em rodas comuns, diferente das versões projetadas até então. Segundo os testes comparativos conduzidos pela Hankook com um carro elétrico que chegou aos 130 km/h, o iFlex possui durabilidade, dureza, estabilidade, aderência em curvas e performance tão boas quanto de quaisquer pneus comuns.

O pneu que dispensa ar é produzido a partir de materiais eco-amigáveis, pode ser totalmente reciclado. A companhia ainda afirma em seu comunicado à imprensa que conseguiu simplificar o processo de manufatura do iFlex de oito para apenas quatro passos, diminuindo a emissão de gases poluentes no meio ambiente. No entanto, ainda não há uma previsão de quando o produto possa chegar ao mercado.

Você acha que pneus que não precisam de ar serão uma realidade logo? Compartilhe sua opinião no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.