O governo holandês informou nesta quarta-feira que ataques cibernéticos bloquearam na terça-feira o acesso a sites do Estado. "O problema foi provocado por um ataque DDoS", afirma o governo em um comunicado.

Um ataque DDoS consiste em saturar e paralisar um conjunto de servidores. A ofensiva, a uma grande velocidade, é realizada por outros computadores, sem que necessariamente os proprietários tenham conhecimento. Os portais ficaram bloqueados da manhã até a noite de terça-feira.

A polícia e o governo anunciaram uma investigação sobre o ataque. Partidos políticos holandeses solicitaram no Parlamento explicações e pediram ao ministério da Justiça garantias sobre o funcionamento dos sites do governo, inclusive em caso de ciberataques.

Em abril de 2013, um ciberataque deixou milhões de holandeses sem assinatura eletrônica oficial, o sistema de identificação eletrônica utilizado por grande parte da população.

A Holanda já foi cenário de vários ataques DDoS, em particular contra alguns bancos, como o ING, cuja plataforma de gestão de contas pela internet ficou bloqueada durante várias horas. O portal da companhia aérea KLM também foi alvo de ataque.

HaiaHolanda

Via EmResumo

Cupons de desconto TecMundo: