Tecnologia infravermelha transforma qualquer superfície em tela multitoque

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia infravermelha transforma qualquer superfície em tela multitoque
Imagem: Continental

Com o Android Auto, o Apple CarPlay e as demais soluções de infoentretenimento que várias empresas estão inserindo nos carros do presente e do futuro, parece inevitável que o preço das telas sensíveis ao toque seja somado ao restante e torne os valores cobrados pelos veículos ainda mais salgados. Buscando uma alternativa que evite justamente esse problema, a Continental apresentou uma solução diferente para a questão dos displays multitoque.

Chamada Infrared Curtain (algo como “Cortina Infravermelha”), a novidade permite transformar qualquer superfície em uma tela sensível a múltiplos toques que pode ser usada mesmo com luvas nas mãos. Tudo isso será possível por meio do uso de uma tecnologia bastante simples, similar à que há anos podemos encontrar em qualquer sistema de alarme ou sensores baseados nessa frequência do espectro luminoso.

No mecanismo da Continental, várias colunas de luzes infravermelhas atuam como sensores para detectar o ponto exato em que um dedo interrompe a trajetória do raio luminoso. Quando uma série de colunas verticais são cruzadas perpendicularmente com algumas fileiras horizontais, a tecnologia pode ser utilizada para detectar vários toques simultâneos e até para que o sistema perceba gestos populares, como os movimentos de deslizar e de pinça.

Vantagens do futuro

Segundo a fabricante, esse formato de produção da Infrared Curtain é significativamente mais barato do que os displays touchscreen comuns, o que acabaria barateando o preço dos carros. Além disso, a novidade também poderá ser utilizada mesmo com luvas nas mãos e não vai depender de telas específicas graças à sua capacidade de transformar qualquer superfície do carro em uma touchscreen multitoque.

Por enquanto, a Continental não revelou se alguma empresa automobilística já possui planos para a novidade, mas afirmou que a Infrared Curtain só deve entrar em produção em 2017. Resta sabermos se até lá as telas sensíveis ao toque mais tradicionais não terão se tornado baratas o bastante para fazer com que a novidade se torne desnecessária.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.