Deficiente auditivo desenvolve projeto para ouvir “canção” dos sinais Wi-Fi

1 min de leitura
Imagem de: Deficiente auditivo desenvolve projeto para ouvir “canção” dos sinais Wi-Fi
Imagem: Tuxboard

A tecnologia é capaz de produzir recursos maravilhoso para a humanidade, e, no caso de pessoas com deficiência auditiva, até trazer de volta a habilidade de ouvir adequadamente. O escrito de ciência Frank Swain, que começou a perder progressivamente a audição aos 20 anos, é alguém que depende de aparelhos para poder escutar o mundo ao seu redor. Porém, ele não parou aí, se juntando ao engenheiro de software Daniel Jones para produzir uma ferramenta capaz de fazê-lo captar ainda mais sons: ouvir a melodia do Wi-Fi.

Chamado de Phantom Terrains (Terrenos Fantasmas), o projeto se foca em dar volume a algo que, apesar de estar sempre a nossa volta, está geralmente invisível aos nossos olhos e ouvidos. A plataforma experimental traduz as ondas Wi-Fi para a linguagem sonora, atribuindo tons específicos a cada tipo de característica dessa tecnologia, como força do sinal, direção, nome de identificação e nível de segurança. Os dados são transferidos para o aparelho auditivo do usuário, que pode, então, “sentir” a rede através da música criada.

Para exemplificar o que é possível produzir com o experimento, Swain caminhou em volta dos estúdios da BBC, captando o cenário Wi-Fi do local, moldando uma canção própria para aquela área. Foi possível também criar um mapa visual do trajeto baseado nos sinais da vizinhança, com as cores denotando cada um dos canais usados pelos roteadores ou a potência exercida por eles – com as marcas brancas indicando aparelhos funcionando na faixa dos 5 GHz.

O material tem uma base encorpada e envolvente, com pequenos ruídos e sinais que revelam ondas mais fracas que entram levemente no raio de captação do projeto. Ainda que a melodia possa parecer solitária – como se você estivesse dentro da cabine de uma nave de filmes antigos –, é possível perceber que o ambiente está vivo e em constante mudança.

O Phantom Terrains foi desenvolvido em um período de seis meses e, para seu idealizador, é um passo na direção da exploração de uma realidade aumentada para os ouvidos, permitindo uma imersão prolongada e dinâmica.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.