Tecnologia une conceitos do time-lapse com vídeos capturados com uma GoPro

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia une conceitos do time-lapse com vídeos capturados com uma GoPro
Imagem: YouTube

O time-lapse é uma técnica de captura que tem se tornado bastante popular e que é capaz de criar efeitos realmente belíssimos. Já há aplicativos especiais (aqui e aqui), produtos específicos e exemplos magníficos da utilização desse método.

Porém, um detalhe em comum entre as criações desse tipo é o fato de a maioria precisar ser capturada a partir de uma posição fixa. No entanto, uma tecnologia da Microsoft pretende mudar isso e permitir a criação de time-lapses de uma forma ainda mais interessante.

O vídeo acima mostra a união da prática de filmar aventuras e momentos radicais (geralmente com uma GoPro) com a criação de time-lapses. Porém, se o vídeo capturado com a câmera acoplada ao seu capacete for simplesmente acelerado, a reprodução se tornará praticamente impossível de assistir.

A tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Microsoft está sendo chamada de hyperlapse e converte os vídeos acelerados e caóticos em reproduções suaves e perfeitamente possíveis de acompanhar com nossos olhos. A técnica consiste em três passos e envolve um algoritmo que constrói o caminho percorrido pela câmera em um modelo 3D para desconsiderar os desvios que a filmagem gera ao movermos a cabeça.

O time de desenvolvedores apresentará a ideia em uma conferência que ocorrerá no Canadá nesta semana. Caso você tenha interesse em saber mais detalhadamente como a técnica funciona, pode consultar a documentação disponibilizada no site deles.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.