Os salões de beleza já foram muito auxiliados pela tecnologia. Descobriu-se que a cerveja, por exemplo, pode ser uma aliada na batalha por cabelos mais sedosos e brilhantes. A ciência também já respondeu com que frequência devemos lavar nossas madeixas e já quase acabou com a calvície. A descoberta mais recente, dessa vez, está relacionada a uma técnica que permite que os cabelos reflitam praticamente qualquer cor, tornando a tarefa de pintá-los muito mais fácil.

Pesquisadores da Universidade do Novo México e Los Alamos National Laboratories publicaram um estudo no Journal of Cosmetics intitulado “Nanopadronização de difração gradual de cabelos humanos para fins cosméticos”. A técnica descrita na publicação utiliza feixes de íon focalizados que modificam diretamente o formato (ou padrão) de cada fio de cabelo fazendo com que ele reflita a luz de maneira específica, exibindo determinada cor.

Os pesquisadores já até pensaram em formas de evitar o desgaste que essa técnica causaria aos fios, utilizando condicionadores que “tirariam” a cor fazendo com que os cabelos apresentassem o formato natural. Além da aplicação estética, os envolvidos afirmam que a tecnologia poderia ser utilizada para outros fins, como militares, aplicando os feixes de íon focalizados sobre roupas e outras superfícies que precisariam ser camufladas. Para conferir o estudo completo, clique aqui.

Superfície de objetos podem ser alteradas utilizando feixes de íon focalizados.

Cupons de desconto TecMundo: