Se você trabalha em um laboratório, é provável que já tenha usado algum recipiente com um vidro feito de Quartz. No entanto, o que torna estes objetos tão duráveis é exatamente o que os faz tão difícil de moldá-los. Um fotógrafo chamado de Chris New, visitou o laboratório de Schenectady e tirou fotos de todo o processo de molde dos vidros em tubos de ensaio.

Estes vidros conseguem aguentar todo tipo de temperatura além de reações químicas das mais adversas. Isso tudo porque eles são feitos de quartzo fundido sem a adição de nenhum outro elemento, ou seja, eles são feitos de cristal puro que exigem temperaturas extremamente altas para serem moldados, em torno de 1.600 graus célsius.

Assim como vidro comum, enquanto aquecidos você deve girá-lo para dar forma a eles. Sempre usando um equipamento de proteção dado o a proximidade ao vidro incandescente. As fotos de Chris foram transformadas em belos GIFs que ajudam a dar ideia de como funciona o processo de fabricação destes tubos.

É preciso muita coragem para ficar ao lado destes aparelhos apenas com uma camiseta polo. Chris New, o fotógrafo do projeto, apresenta uma excelente composição de quadros ao retratar o processo em movimento, em cima de uma reprodução estática do funcionário trabalhando.

Cupons de desconto TecMundo: