MIT cria nova técnica de camuflagem virtual que esconde qualquer coisa

1 min de leitura
Imagem de: MIT cria nova técnica de camuflagem virtual que esconde qualquer coisa

Nem sempre a camuflagem militar foi o alvo constante dos pesquisadores e cientistas, e de vez em quando eles gostam de “sumir” com alguns objetos mesmo dentro do ambiente tridimensional dos computadores. Essa técnica está se aperfeiçoando em um nível espantoso, pois os pesquisadores do Massachusetts Institute of Techology (MIT) desenvolveram um algoritmo capaz de esconder os objetos a ponto de ficarem extremamente difíceis de serem encontrados em pouco tempo.

A ideia pode ser aplicada em programas ou até mesmo imagens para esconder algumas coisas “indesejáveis” – como caixas elétricas em parques naturais ou mesmo um ar-condicionado preso a um prédio histórico. Usando várias imagens capturadas ao redor do objeto, o algoritmo gera um padrão de camuflagem que o torna quase imperceptível aos olhos menos atentos. Você pode observar exemplos no vídeo abaixo, criado pelos cientistas para demonstrar a eficiência da nova técnica.

Segundo os estudos levantados pelos cientistas, os objetos levam cerca de três segundos para serem descobertos, representando um padrão interessante para a técnica de camuflagem. Quem sabe em breve esse algoritmo não encontre uma entrada na tecnologia de ponta para nos tornar verdadeiros agentes escondidos pelas sombras?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.