Governo de São Paulo lança RG digital

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A inclusão digital é tamanha que até mesmo os documentos estão começando a tomar formas virtuais. A novidade agora é que o governo do estado de São Paulo acabou de anunciar um modelo de identificação pessoal digitalizada – ou RG digitalizado, para simplificar – que promete ser mais econômico e seguro do que o documento tradicional e armazenará eletronicamente informações como nome, data de nascimento e fotografia.

A novidade, anunciada no Portal Governo do Estado de São Paulo, foi endossada pelo governador Geraldo Alckmin. “É um grande passo no sentido de facilitar a vida do cidadão, que vai ganhar tempo. De outro lado, reduz custos”, afirmou o político ao anunciar o novo modelo, que se antecipa a um projeto federal cujo intuito é criar um banco nacional de impressões digitais.

E o antigo RG?

O modelo tradicional de RG continua valendo normalmente. O novo sistema de digitalização da foto e das impressões digitais está sendo implantado de forma setorizada na Central do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton).

Primeiramente, a distribuição será realizada em dez postos do interior e em parte do Poupatempo Luz, na capital paulistana. Até março, outras regiões receberão mais 200 kits de coleta digitalizada. A expectativa é que até o fim de 2014 o novo sistema esteja implantado em todos os postos do Estado.

(Fonte da imagem: Reprodução/Portal do Governo do Estado de São Paulo)

Todos os RGs já são emitidos no novo formato, com papel especial, película protetora e borda diferenciada. Além disso, o número do RG aparece em vermelho e negrito para facilitar a visualização das informações. A foto e a impressão digital também estão mais nítidas.

Como funciona a coleta de digitais e como tirar o documento

O novo RG conta com um sistema de coleta de impressões digitais. Todos os dados biométricos serão guardados digitalmente. O governador de São Paulo exemplificou a utilização num caso de perícia policial em alguma cena de crime. "O criminoso, quando vai cometer um crime, se apoia em algum lugar, deixa algum vestígio de impressão digital. Com esse banco de dados, será possível esclarecer o crime", disse Alckmin.

O banco ainda será alimentado por cadastro do Detran. Em dois anos, a estimativa é que as impressões digitais de 20 milhões de pessoas estejam cadastradas.

Para tirar a carteira de identidade, o cidadão precisa se dirigir aos postos do Poupatempo, à sede e aos demais postos do IIRGD. A primeira via é gratuita, assim como ocorre no formato tradicional. É necessário levar Certidão de Nascimento ou Casamento, além de foto 3x4 recente no caso dos postos que ainda não têm o sistema eletrônico.

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