EA: próximas gerações de consoles não devem ter grande evolução de hardware

1 min de leitura
Imagem de: EA: próximas gerações de consoles não devem ter grande evolução de hardware

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Durante uma conferência da DICE Europe realizada hoje, o diretor-criativo chefe da EA, Rich Hilleman, disse que o lançamento do Xbox One e do PlayStation 4 vai dar início a uma mudança de filosofia no desenvolvimento tanto de hardware, quanto de software – algo que deve afetar a quinta geração de consoles, ao longo dos próximos anos. Segundo ele, a indústria ainda está correndo atrás para alcançar as mudanças de mercado dos consoles nos últimos anos, a qual requeria muito tempo, habilidade e dinheiro dos jogadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Hilleman afirma que a quarta geração pretende combater esse fato, fazendo referência ao termo “granularidade dos games” como um dos fatores que mais devem influenciar em como os jogos são desenvolvidos. Esse termo designa as diferentes quantidades de tempo que uma pessoa passa em uma sessão de jogatina (em “uma sentada só”) conforme a plataforma em que esteja jogando: em celulares, seriam 90 segundos; em tablets, 10 minutos; em PCs, entre 90 e 120; e, em consoles, cerca de duas horas.

O diretor-criativo não considera prático desenvolver o mesmo título para todas as plataformas e, com isso em mente, deve haver maior flexibilidade no desenvolvimento de softwares – o que também influencia no preço. E ainda, Hilleman afirma: “A plataforma do futuro tem o hardware de hoje”, pois seria uma questão de rede, não do hardware em si o que aguarda para as próximas evoluções de consoles. “Essa é uma mudança profunda. Não mudaremos a cara quatro anos, estamos em mudança constante”, isto é, a transição seria de software.

(Fonte da imagem: Reprodução/Eurogamer)

Em outro evento, na Eurogamer Expo 2013, o vice-presidente corporativo da Microsoft (Phil Harrison), afirmou, em sua apresentação de meia hora sobre o Xbox One, que “as nuvens vão manter os consoles relevantes” – o que serve de embasamento para o argumento de Hilleman. Segundo Harrison, o Xbox One deve receber suporte durante 10 anos, então faria sentido novidades do serviço serem entregues usando as nuvens.

Via BJ

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.