Músculo artificial é capaz de erguer 80 vezes o seu próprio peso

1 min de leitura
Imagem de: Músculo artificial é capaz de erguer 80 vezes o seu próprio peso

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Quem é fã de histórias de ficção — seja de quadrinhos, livros ou filmes — certamente conhece personagens muito fortes, como o clássico Super-Homem e o gigante Hulk. Na vida real, poderes como esse estão longe de ser realidade, mas uma equipe de estudiosos pode fazer com que robôs tenham uma força espantosa.

Nós estamos falando de cientistas da área de engenharia da Universidade Nacional de Cingapura (conhecida pela sigla NUS, em inglês), que são os responsáveis pela criação de um músculo artificial capaz de levantar até 80 vezes o seu próprio peso — taxa considerada enorme, mesmo se tratando de um sistema artificial.

Para que isso fosse possível, os responsáveis pelo projeto utilizaram polímeros capazes de se esticar para um tamanho que é até 10 vezes maior do que o seu original. Explicando de maneira breve, isso permite que os músculos de laboratório possam “fazer” bem mais força do que as criações atuais ou do que seres humanos.

Sim, é muito (muito) útil

Essa novidade pode ser aplicada em robôs de diferentes tipos de inteligência para que eles consigam atuar em atividades braçais impossíveis para os humanos, como em ramos variados da indústria. As possibilidades são tão grandes e benéficas que o principal responsável pelo projeto, o Doutor Koh, foi indicado para ganhar um prêmio na terceira Convenção Internacional de Eletromecânica, que acontece este ano.

Além de tudo isso, por conta da força feita pelos músculos, os robôs que utilizarem a novidade vão poder aproveitar essse benefício e contar com um sistema de eletricidade autossuficiente. Isso quer dizer que as máquinas podem dispensar a alimentação por tomadas ou baterias recarregaveis, tornando a sua utilização bastante prática em um futuro bem próximo.

Bacana, não é?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.