Cem dias sem sujar, amassar e feder. (Fonte da imagem: Reprodução/KickStarter)

Lavar suas camisas pode não ser uma tarefa fácil. Passar, então, talvez seja quase um trabalho hercúleo para você. Mas esses afazeres estão prestes a serem amenizados com o lançamento de uma camisa que pode ser usada por até 100 dias seguidos antes de ir para a máquina.

Parece até ficção científica, mas uma empresa chamada Wool&Prince está transpondo para a realidade através do KickStarter uma nova linha de camisas que devem durar mais de três meses livre de manchas, amassos e odores.

O projeto foi pensado não só pela dificuldade de passar e lavar camisas, mas também porque elas podem se desgastar rapidamente, em dois ou três anos. Outro motivo é porque, segundo a empresa, os homens adoram usar calça jeans pela versatilidade e baixa manutenção que exige, mas eles não têm nenhuma opção similar acima da cintura nestes termos.

A experiência

A empresa recrutou 15 pessoas ao redor do mundo para a “prova dos 100 dias”, com o objetivo de testar a eficácia do produto – e isso incluiu gente que subiu os Andes de mochila e frequentou baladas em Nova York. Segundo a W&P, todos os feedbacks foram positivos e os usuários afirmaram que, não importava o que eles fizessem, a camisa sempre estava seca e limpa o tempo todo.

O próprio fundador da empresa, Mac Bishop, gravou um vídeo (acima) em que ele sai às ruas vestindo uma das camisas depois de 100 dias de uso, para mostrar o experimento para as pessoas. A reação delas também foi positiva em relação ao material.

Fibras de lã: podem ser dobradas mais de 20 mil vezes sem quebrar. (Fonte da imagem: Reprodução/KickStarter)

A ciência

A camisa foi criada com um material feito de finíssimos fios de lã que, segunda a empresa, são reservados apenas para a indústria de moda de luxo. Os testes da companhia comprovaram que a lã é seis vezes mais durável que o algodão e esse foi o motivo da escolha da fibra.

De acordo com a W&P, a lã é a fibra mais resistente a amassos, porque tem um friso natural que ajuda a manter a sua forma. Fibras de lã podem ser esticadas e ainda recuperar a sua forma original.

E quanto aos odores desagradáveis que podem surgir ao longo do tempo? Segundo a companhia, a lã reduz as chances dos odores serem criados porque absorve suor com mais eficiência do que outros tecidos, evaporando-o no ar.

O projeto

Em apenas sete dias, o projeto já arrecadou quase 80 mil dólares de 565 pessoas, sendo que o objetivo era apenas US$ 30 mil. A arrecadação ainda será feita até o dia 22 de maio através do KickStarter. As camisas poderão ser adquiridas por 98 dólares cada, um investimento que deve valer a pena considerando todos os benefícios que as peças apresentam.

Cupons de desconto TecMundo: