Fujitsu cria superfície que traz documentos reais para o mundo virtual

1 min de leitura
Imagem de: Fujitsu cria superfície que traz documentos reais para o mundo virtual

(Fonte da imagem: Divulgação/Fujitsu)

Embora o nome Fujitsu não seja normalmente associado a inovações tecnológicas (ao menos no presente), a empresa possui diversos projetos voltados para o futuro. Entre eles está uma nova superfície sensível ao toque que usa câmeras fotográficas para trazer documentos reais para o mundo virtual.

O projeto, batizado como “Next-Generation UI Enabling Operations via Hand Gestures and Finger Movements”, à primeira vista parece algo saído diretamente do filme “Minority Report”. Ao colocar uma folha de texto ou uma fotografia na superfície criada pela empresa, ela é digitalizada automaticamente, podendo em seguida ser movida ou transformada de maneira livre.

Em uma das demonstrações feitas pela Fujitsu, usando somente os dedos era possível fixar documentos, salvar imagens ou fazer cópias de pequenos blocos de texto que podem ser agrupados em uma única área. Segundo a empresa, a intenção é que isso facilite a troca de ideias entre diferentes pessoas, com foco especial em ambientes de trabalho.

Tecnologia versátil

O novo dispositivo também é capaz de distinguir diferentes profundidades, o que permite a ele detectar a posição exata de cada dedo de seus usuários, determinando com maior precisão qual gesto está sendo feito por cada um deles. Para demonstrar como isso funciona, a organização criou uma demonstração na qual é possível manipular um desenho CAD em um ambiente tridimensional.

(Fonte da imagem: Divulgação/Fujitsu)

Porém, o que mais se destaca na novidade é realmente sua capacidade de capturar elementos de documentos de maneira rápida, algo que tem a capacidade de tornar irrelevantes os scanners disponíveis atualmente. Segundo a Fujitsu, o produto deve estar disponível em sua forma final a partir de 2014, porém ainda não há qualquer previsão quanto ao preço que deverá ser cobrado por ele.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.