Brasileiros trabalham em pesquisa capaz de desenvolver a tecnologia fotônica

1 min de leitura
Imagem de: Brasileiros trabalham em pesquisa capaz de desenvolver a tecnologia fotônica

Que tal tanques invisíveis? (Fonte da imagem: Reprodução/Inovação Tecnológica)

De acordo com o site Inovação Tecnológica, cientistas brasileiros fazem parte de uma equipe de pesquisadores que conseguiu desenvolver um novo diodo óptico. O experimento trata da criação de um dispositivo fotônico que deixa a luz passar apenas em um sentido. Como ele impede a reflexão, o material apresenta uma gama de aplicações impressionantes, como a criação de camuflagens militares e até mesmo a invisibilidade.

E são esses os principais interesses dos cientistas brasileiros. Segundo a matéria, o intuito do estudo é descobrir maneiras de impedir que objetos sejam vistos por radares simplesmente interferindo nas ondas eletromagnéticas que os atingem, pois, com isso, evitariam a sua reflexão.

O desenvolvimento da tecnologia pode tornar possível que ela seja utilizada em veículos, tornando-os praticamente invisíveis. Os diodos ópticos teriam também outras aplicações muito úteis, como a simulação de sistemas quânticos ou então a fabricação de processadores fotônicos, capazes de substituir os elétrons pelos fótons.

O grupo de cientistas brasileiros que participa do estudo inclui William Fegadolli, José Edimar Oliveira e Vilson Rosa de Almeida, todos ligados ao Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA). Para desenvolver o trabalho, eles se juntaram a cientistas do Instituto Caltech, nos Estados Unidos, e da Universidade Nanjing, na China.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.