5 inovações que podem mudar o mundo

2 min de leitura
Imagem de: 5 inovações que podem mudar o mundo

Praticamente todo mundo já notou o passo acelerado em que o mundo se encontra, o que resulta em mudanças significativas em diversas áreas do conhecimento. Isso só é possível pelo envolvimento de pessoas que aderem a ideias inéditas e arriscadas.

Por conta do papel importante que as iniciativas desses indivíduos podem vir a ter na história em geral, o site PopularMechanics listou algumas inovações que começaram a “aparecer” em 2012 e que talvez mudem o mundo em um futuro próximo.

Você está pronto para conhecê-las?

Viagem ao espaço e carros “verdes”

(Fonte da imagem: Reprodução/PopularMechanics)

Elon Musk é o dono de duas empresas que trabalham com transporte: a Space Exploration Technologies e a Tesla Motors. A primeira é a responsável por ser a primeira empresa a construir uma nave espacial, sendo que ela foi acoplada à Estação Espacial Internacional.

Enquanto isso, a segunda construiu o primeiro carro sedan movido a motor elétrico. Explicando em outras palavras: se tudo der certo, Musk pode ser o responsável por carros “verdes” e por viagens realmente turísticas ao espaço. Seria muito legal, não é?

Robôs já podem andar

(Fonte da imagem: Reprodução/PopularMechanics)

Você pode achar que o ato de andar é algo muito fácil, mas os cientistas não descobriram todos os detalhes do processo, pois várias áreas do cérebro trabalham juntas — afinal de contas, é necessário coordenar visão, equilíbrio, entre outras coisas.

Apesar disso, os estudiosos Jessy Grizzle e Ann Arbor conseguiram fazer com que um robô aprendesse a andar e a correr. Dessa maneira, mais um “passo” foi dado para que as máquinas ficassem parecidas com os humanos, possibilitando a realização de diversas funções.

Próteses cada vez melhores

(Fonte da imagem: Reprodução/PopularMechanics)

Quando era apenas uma adolescente, Katherine Bomkamp se interessou pela dor-fantasma que diversas pessoas amputadas sentem. Por conta disso, ela acabou desenvolvendo próteses que esquentam os membros que foram feridos, o que diminui a sensação de desconforto.

A invenção tem sido cada vez mais refinada, sendo que até mesmo baterias solares foram incluídas. Com isso, Bomkamp está ajudando a construir próteses cada vez mais confortáveis e eficientes, facilitando a reabilitação de pessoas que perderam algum membro.

O computador mais poderoso do mundo

(Fonte da imagem: Reprodução/PopularMechanics)

Uma equipe da empresa IBM — gigante da área da informática — construiu um supercomputador que foi considerado oficialmente a máquina mais poderosa do mundo. O nome desse “monstro” é IBM Blue Gene/Q Sequoia.

O desempenho desse computador é tão incrível que ele consegue realizar 16 quadrilhões de cálculos por segundo — sendo que o seu processador equivale ao de 2 milhões de laptops. Se os robôs já podem andar, este talvez seja o começo de um cérebro bastante eficiente.

Braços-robôs movidos pela mente

(Fonte da imagem: Reprodução/PopularMechanics)

Andrew Schawartz, que trabalha como neurobiólogo, passou 30 anos estudando uma maneira de fazer com que o cérebro comandasse membros robóticos. Em 2011, todo esse tempo de esforço foi compensado com um teste em que um tetraplégico conseguiu mover um braço-robô usando apenas a “força do pensamento”.

Agora, o objetivo é fazer com que os membros-robôs enviem sinais para o cérebro, como se imitassem o tato. Dessa maneira, o tratamento de fraturas na coluna ou até mesmo de amputações pode mudar drasticamente.

Nesta área de pesquisa, há um brasileiro mundialmente famosos e que promete grandes descobertas em um futuro próximo. O nome dele é Miguel Nicolelis e o objetivo da sua pesquisa é o de introduzir implantes cerebrais para que pessoas paralisadas possam voltar a se locomover. Vamos torcer para que dê certo!

....

Agora, nós queremos saber: qual é a ideia que você acha que tem mais chances de mudar o mundo?

Fonte: PopularMechanics

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.