Pesquisadores conseguiram criar bit quântico usando silício

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores conseguiram criar bit quântico usando silício

(Fonte da imagem: Reprodução/TheRegister)

Você já deve ter ouvido falar dos famosos computadores quânticos (ou CQ), já que eles prometem ser muito pequenos e extremamente rápidos. Desde o ano passado, já é possível encontrar o primeiro modelo de um CQ no mercado — o D-Wave One, que custa “apenas” US$ 10 milhões (cerca de R$ 20 milhões, sem impostos).

O preço é realmente exorbitante, afinal de contas essa tecnologia não pode ser encontrada em qualquer lugar. Contudo, uma pesquisa conduzida por estudiosos da University of Melbourne e da University College, de Londres, pode ser o início de uma revolução que resultará em computadores quânticos mais baratos.

A equipe de cientistas conseguiu gerar um bit quântico usando um transistor de silício, que capta o sentido do spin dos elétrons — aquele movimento de girar em sua própria base. Dessa forma, eles podem controlar esse movimento e “escrever” as informações que forem necessárias.

O próximo passo do estudo é o de montar pares lógicos de bit quânticos, de maneira que seja possível montar um processador completo — em um futuro próximo, é lógico. Agora, só nos resta ter paciência para descobrir quais vão ser os frutos disso tudo.

Fonte: The Register

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.