Novo sistema impede que pessoas usem o celular enquanto dirigem

1 min de leitura
Imagem de: Novo sistema impede que pessoas usem o celular enquanto dirigem

(Fonte da imagem: Shutterstock)

Falar ao celular — ou mandar mensagens de texto — e dirigir ao mesmo tempo são atividades perigosas e todos nós sabemos disso. Por este motivo, pesquisadores de uma universidade da Índia, da cidade de Tamilnadu, inventaram um novo sistema para bloquear os aparelhos de pessoas que estão guiando o seu veículo.

O dispositivo trabalharia usando um bloqueador de sinal, de forma que o telefone não possa se conectar a nenhuma operadora. No entanto, por funcionar em curto alcance, ele não iria interferir no funcionamento dos aparelhos de outras pessoas dentro do carro.

A justificativa dos indianos é a de que o perigo está nos momentos de distração do motorista, não importando se ele está segurando o aparelho ou não. Desse modo, o dispositivo tem como objetivo identificar a intenção de uso da pessoa, bloqueando o celular antes que isso ocorra.

Além disso, os pesquisados afirmam que, em um futuro próximo, este sistema vai poder ser usado para reportar problemas de tráfego no trânsito e ações ilegais por parte do próprio motorista.

Fonte: Slashgear

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.