Britânicos criam sistema de navegação que funciona sem sinais de satélites

1 min de leitura
Imagem de: Britânicos criam sistema de navegação que funciona sem sinais de satélites

Infográfico mostra o funcionamento do NAVSOP (Fonte da imagem: Reprodução/BAE Systems)
Há algum tempo, o GPS vem conquistando mais adeptos e aposentando os mapas de papel. Prova disso está na incorporação do serviço — que utiliza sinais vindos de satélites localizados ao redor da Terra — em smartphones e carros, fazendo com que a sociedade fique cada dia mais dependente dessas funções.

Mas e quando o sinal não pegar direito? Quem usa sabe que situações assim são bastante comuns, especialmente quando a pessoa está em locais fechados (como prédios) ou “pegou” um daqueles dias em que os sinais de GPS parecem desaparecer. Pensando nisso, a BAE Systems, uma empresa britânica de defesa, desenvolveu uma tecnologia que pode determinar sua posição mesmo se o sinal do GPS não estiver disponível — o NAVSOP.

O Navigation via Signals of Opportunity (Navegação por Sinais de Oportunidade) é um dispositivo que funciona coletando todos os sinais disponíveis nas proximidades em que ele está — contando com os mesmos sinais usados pelos telefones celulares, TVs, rádios e internet Wi-Fi em vez de satélites de navegação.

As vantagens do NAVSOP

Os criadores desse sistema afirmam que ele não veio para substituir o GPS, mas para ajudar a complementá-lo. Aparentemente, segundo noticiado pela BBC, o NAVSOP poderia ajudar a encontrar vítimas no interior dos edifícios durante um incêndio e a localizar veículos roubados escondidos nos parques de estacionamento subterrâneos. Além disso, ele também pode ser utilizado em uma guerra se o sistema “sat-nav” for desligado.

Atualmente, o protótipo do NAVSOP é uma peça em formato de caixa, mas os seus criadores prometem que, assim que chegar ao mercado, o sistema será um pouco maior que uma moeda.

Fonte: BBC

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.