Máquina é capaz de produzir até 400 sushis por hora

1 min de leitura
Imagem de: Máquina é capaz de produzir até 400 sushis por hora

A companhia japonesa Suzumo desenvolveu uma máquina capaz de montar sushis em série, o que pode ser uma grande notícia para quem gosta dessa iguaria, mas não é um chef no assunto. A empresa apresentou a sua mais nova criação na World Food and Beverage Great Expo 2012 (ou FABEX), em Tóquio.

A arte de fazer sushi com certeza é um dos atributos mais apreciados na culinária japonesa tradicional. A Suzumo, que clama ter criado o primeiro robô produtor de sushi em 1981, apresentou uma máquina capaz de montar 400 blocos de arroz por hora, o que certamente poderia levar o produto a uma nova maneira de produção, baseada em linha de montagem.

Embora o formato talvez perca um pouco do charme tradicional, a máquina é capaz de produzir um sushi completo a cada 12 segundo sem necessitar de qualquer interferência humana na hora de adicionar o peixe aos bloquinhos de arroz criados.

(Fonte da imagem: YouTube)

O funcionamento da máquina é simples: ela capta o arroz de uma cúpula (em sua parte superior) e o achata em uma superfície lisa. Em seguida, são acrescentados os outros ingredientes em cima do arroz (alga, peixe e vegetais). Por último, um botão é pressionado para que a máquina “enrole” os ingredientes.

Então, os rolos são cortados, deixando o produto final no formato do sushi tradicional. O objetivo da Suzumo, segundo a companhia, é “recriar o sabor e a técnica utilizada pelos grandes chefs”. Além disso, a produção em linha certamente faria o valor do produto sofrer uma redução no preço para a fabricação e, consequentemente, para o consumidor final.

Ainda assim, dificilmente a máquina venha a substituir completamente a produção manual do produto, especialmente pela tradição envolvendo o processo culinário dos sushis.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.