Além da realidade aumentada: Beamatron é a novidade da Microsoft

1 min de leitura
Imagem de: Além da realidade aumentada: Beamatron é a novidade da Microsoft

Se brincar com o Kinect já deixa você ocupado por horas a fio, já imaginou como seria poder dirigir um carro tridimensional pela sala da sua casa? Essa é a nova ideia da Microsoft. O projeto chamado Beamatron é o resultado de uma combinação entre o sensor de movimentos do Xbox 360 e um projetor. O automóvel reproduzido reage de acordo com o terreno, subindo rampas e passando por cima dos pés, como se fosse um veículo real.

Como funciona? Primeiro, o Kinect faz um mapeamento 3D do local usando a tecnologia KinectFusion e, em seguida, o sistema projeta o objeto no chão. Para deixar tudo o mais real possível, a Microsoft incorporou alguns códigos que fazem o aparelho levar em consideração a estrutura física do lugar. Dessa forma, o carro sempre reage ao espaço conforme se movimenta com a ajuda de um volante wireless.

Com tudo isso, o projeto pretende ir além das atuais experiências com realidade aumentada, com a qual muitos já têm contato. Em termos de uso prático, a empresa vê o sistema como uma forma de projetar notificações sobre as superfícies de uma sala, fazendo com que as imagens sempre estejam na linha de visão de cada pessoa.

Enquanto o produto final não sai, isso poderia indicar que o eletrônico pode ser utilizado em reuniões ou apresentações, facilitando a interação e compartilhamento de dados. Até lá, só nos resta imaginar como seria bom ter um brinquedo desses em casa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.