Receita anuncia novidades digitais para facilitar a vida dos contribuintes

1 min de leitura
Imagem de: Receita anuncia novidades digitais para facilitar a vida dos contribuintes

Site da Receita passa por mudanças para melhorar acesso de portáteis. (Fonte da imagem: Reprodução / Receita Federal)

O ano de 2012 nem chegou, mas a Receita Federal já projeta novidades para 2013. A partir desse ano, turistas que chegam ao Brasil poderão fazer sua declaração de bagagem usando portáteis, como smartphones e tablets. Para isso, o órgão federal está redefinindo sua página na internet para facilitar o acesso de quem utiliza esses dispositivos.

Além disso, outra novidade que também vai facilitar a vida de quem está retornando ao Brasil é o pagamento do II (Imposto de Importação) com o cartão de débito. Isso em um primeiro momento, pois, posteriormente, também estará disponível a opção de pagamento com cartão de crédito. Conforme a Agência Brasil, ainda para 2013, a Receita deve implementar um sistema para declaração de compras acima da cota também via portáteis.

Avisos por SMS

Outra novidade digital da Receita Federal para os próximos anos é o aprimoramento do sistema de notificação usando mensagens de texto. Como o órgão não envia email, uma caixa postal para cada contribuinte pessoa física foi criada na página oficial da instituição, na qual é possível acessar mensagens de seu interesse.

Com as novidades, o contribuinte vai receber um aviso no celular de que há uma nova mensagem em sua caixa postal, podendo acessá-la de maneira segura. A Receita lembra ainda que não informa dados nem solicita informações via SMS, apenas notifica a existência de mensagens para você no site do órgão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.