Competição busca criar novo modelo de poste de eletricidade

1 min de leitura
Imagem de: Competição busca criar novo modelo de poste de eletricidade

Um dos participantes (Fonte da imagem: RIBA)

Em maio deste ano, foi criada uma competição para montar um novo modelo de poste de eletricidade para as cidades. A iniciativa partiu do Instituto Real Britânico de Arquitetura (Royal Institute of British Architects – RIBA) em conjunto com o Departamento de Energia e Mudanças Climáticas e a National Grid (uma companhia internacional de eletricidade e gás).

O objetivo era substituir os postes de energia atuais. A RIBA alerta para o fato de que o sistema de condutores foi criado na década de 1920 e mal foi modificado desde então. Logo, além de ser extremamente deselegante, ele já não é capaz de suprir as necessidades da população, que cresceu exponencialmente desde a época.

Só no Reino Unido, existem mais de 88 mil postes de energia, sendo que a maioria absoluta sequer chegou a ser substituído com os anos. Assim, o grupo envolvido lançou a competição, convidando designers, arquitetos, engenheiros e estudantes dessas áreas a repensar e criar um novo conceito de poste de eletricidade.

O principal objetivo é que dessa ideia venha um modelo que consiga tanto ser mais eficiente quanto manter as cidades mais bonitas.  Afinal, os protótipos atuais, em conjunto como o emaranhado de cabos que os acompanha, realmente podem deixar uma cidade digna de cartão postal maculada. Confira alguns dos modelos participantes:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.