Saiba como instalar a última versão do Android O Beta no Nexus ou no Pixel

2 min de leitura
Imagem de: Saiba como instalar a última versão do Android O Beta no Nexus ou no Pixel

As últimas atualizações do Android têm sido bem-sucedidas, fato que acontece porque a Google se importa com a opinião dos seus usuários e costuma fornecer versões de testes a eles, oferecendo assim a oportunidade de todos ajudarem a companhia em suas melhorias.

Funciona assim: antes de qualquer versão do sistema operacional do Google ser lançada, a empresa seleciona usuários “testadores”. A distribuição pode acontecer semanas ou até meses antes do lançamento oficial. E tudo do que você precisa para isso é uma conta do Google e o smartphone compatível.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atualmente, a lista de aparelhos adequados para a realização dos testes é pequena, mas se você possui um Nexus 5X, um Nexus 6P ou um dos Pixel Phones, você se encaixa no perfil até o final deste ano.

Como atualizar

Agora que você já descobriu que pode fazer a atualização no seu smartphone, é hora de começar a testar.

  • Primeiramente, acesse o site Android Beta Program e entre com os seus dados da conta Google
  • Você será direcionado a uma página que explica todos os detalhes sobre o que é o programa e como ele funciona. O texto alerta o usuário de que as atualizações podem conter erros e prejudicar o funcionamento normal do smartphone ou tablet, portanto é preciso estar ciente de que falhas podem acontecer. Não deixe de fazer backup antes de começar.
  • No meio da página está a lista de aparelhos elegíveis para a atualização. Procure o seu, clique em “Enroll Device”, marque a opção “I agree to the terms of the beta program” e depois em “Join Device”.

Caso nenhuma versão Beta esteja disponível, as atualizações de segurança do seu dispositivo já liberadas serão instaladas normalmente e não será possível perceber mudanças. Assim que a Google lançar novos updates, o seu aparelho receberá uma notificação, e a instalação será feita como de costume.

Se preferir, ainda é possível instalar os arquivos sem se registrar no programa. Para isso, é preciso acessar o site do Google Developers e escolher uma das versões. Depois, localize o seu dispositivo e faça o download do arquivo adequado.

Feedback

O objetivo do programa é oferecer melhorias para os usuários; então, uma vez fazendo parte do time de testadores, você já pode começar a enviar o seu feedback para a Google. Isso pode ser feito na opção de configurações do seu dispositivo, clicando em “Sobre” e depois em “Enviar feedback sobre este aparelho”. A companhia também disponibiliza uma comunidade chamada Android beta Program, para que você possa debater sobre as atualizações com outros usuários.

Problemas

Caso o usuário tenha muitos problemas com o aparelho e a atualização de teste, o processo pode ser cancelado a qualquer momento. Na página “Android Beta Program”, siga os mesmos passos mostrados anteriormente e selecione “Unenroll Device” para voltar à versão normal. Não se esqueça de sempre fazer o backup antes de executar qualquer ação no seu smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.