6 formas de conseguir WiFi gratuito

2 min de leitura
Imagem de: 6 formas de conseguir WiFi gratuito

Sejamos sinceros: a primeira coisa que muita gente faz ao chegar a locais como restaurantes e hotéis é verificar se há alguma rede WiFi aberta. Caso a resposta seja negativa, o próximo passo é procurar alguém que saiba informar a senha da rede. Parece um pouco trabalhoso, certo?

Felizmente, há algumas formas simples de descobrir se há alguma rede WiFi aberta por perto. Confira dicas!

1- Utilize apps para encontrar hotspots

Com uma busca rápida tanto na Play Store quando na App Store, é possível encontrar aplicativos que ajudam a identificar alguma rede aberta nas proximidades. Depois, basta tocar na rede escolhida para saber se ela é aberta ou, ao menos, segura.

O Avast WiFi Finder é um aplicativo da Avast Inc. O programa disponibiliza mapas com pontos de WiFi próximos, escolhendo aquele que seja o melhor para você. Se você não confia em redes desconhecidas, fique tranquilo: o app também te notifica caso haja algum possível problema de segurança na rede à qual você está conectado.

Não é necessário ter uma conexão com a internet para encontrar outros pontos com redes. Porém, nesse caso, não será possível localizar WiFi em locais distantes.

2- Procure conexões utilizando o app nativo de WiFi

Se você não quiser instalar aplicativos extras para conseguir algum ponto de internet, tudo bem. Uma opção é utilizar seu próprio smartphone para detectar as conexões WiFi da região. Para isso, basta abrir a opção das Configurações em seu celular e buscar a WiFi. Você verá as redes próximas disponíveis e pode se conectar à que estiver classificada como "Aberta".

3- Vá para locais que disponibilizam WiFi gratuita

Procurar alguma rede WiFi aberta perto da sua casa e instalar aplicativos podem ser processos um pouco demorados e irritantes. Então, por que não ir direto ao ponto – literalmente? Pode ser mais rápido encontrar algum lugar que disponibilize uma rede WiFi do que localizar uma que possa ser utilizada.

Estabelecimentos como cafés e praças de alimentação de shoppings permitem que os clientes utilizem suas redes. Também há cidades que disponibilizam conexões em locais públicos como praças — mas não se esqueça de ficar atento caso utilize um desses pontos.

4- Visite um hotel

Ir a um hotel pode não ser a alternativa mais simples em termos de logística. Contudo, ainda é uma opção a se considerar se você estiver em uma situação de emergência e precisar de conexões com muita urgência. Lembre-se que é importante ser cuidadoso.

5- Altere o endereço do MAC

Às vezes, é possível encontrar uma WiFi gratuita que funcione bem, mas com um inconveniente: tempo limitado para qualquer conexão individual.  Mas não se preocupe! Basta adotar uma técnica chamada MAC Spoofing – ou alteração do endereço MAC, em português. Ela oculta a conexão do seu computador a uma rede e permite que você a utilize por mais tempo – possivelmente, até por tempo ilimitado.

6- A casa de um amigo pode ser a melhor opção

Por que tentar tantos métodos diferentes para conseguir uma conexão se você pode simplesmente utilizar a rede da casa de um amigo? Peça para ele te dar a senha da WiFi da residência, e isso pode resolver seus problemas pelo menos temporariamente. Trata-se de uma solução simples e eficaz.

Outro benefício é que redes domésticas não costumam ter muitas restrições de uso. Assim, caso você tenha problemas para acessar algum site, basta pedir que seu amigo o desbloqueie para você.

 ***

Você sabe de alguma outra forma de conseguir WiFi? Conhece algum outro aplicativo que seja melhor do que o Avast WiFi Finder? Conte pra gente nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.