Quando você encontra algum problema sério em seu celular ou ele começa a realizar tarefas de forma mais lenta, há uma possível solução: a restauração das configurações de fábrica. Basicamente, isso faz com que tudo volte a ser como eram quando você comprou seu smartphone e o ligou, sem alterar nada.

Porém, é importante lembrar que esse procedimento deleta completamente seus dados, então você perde todas as suas informações pessoais. Se você estiver realizando o processo para vender o dispositivo, não se esqueça que alguns dados podem ser recuperados. Assim, talvez seja necessário fazer mais uma limpeza no celular por precaução.

É sempre bom fazer um backup do seu Android ou iOS antes de resetar o aparelho. Ações simples, como copiar seus arquivos para o PC ou utilizar algum serviço de armazenamento na nuvem, podem ser boas opções para evitar a perda de informações importantes.

Perceba que o sistema operacional atual se mantém, mesmo que você retorne às configurações de fábrica. Assim, não é possível voltar a uma versão mais antiga do sistema fazendo isso.

Android

Se você tem um smartphone Android e quer retornar às configurações de fábrica, basta seguir os seguintes passos: 

  1. Deslize o dedo na parte de cima da tela e toque no ícone de Configurações ou abra o menu de aplicativos e clique no ícone da engrenagem. Depois, desça o menu até ver a opção “Fazer backup e redefinir”. Esse nome pode mudar de acordo com a versão do seu Android.

2. Abra o menu. Você vai ver a opção Restaurar as configurações de fábrica. Clique nela para começar.

3. Uma mensagem aparecerá avisando que seus dados, contas e configurações serão todos apagados do celular. Para começar o processo, basta tocar em “Restaurar telefone”.

Pronto! As configurações do seu celular Android voltarão aos padrões de fábrica e será como se o aparelho fosse ligado pela primeira vez.

iPhone

Também é possível deixar seu iPhone como novo, sem dados e configurações feitas pelo usuário. Para retornar às configurações de fábrica, siga os seguintes passos: 

1. Abra as configurações do sistema na tela inicial. Na tela de Ajustes, role a tela até encontrar a opção “Geral” e toque nela.

2. Na próxima tela que abrir, procure a opção “Redefinir”. Lá, existem algumas alternativas para você escolher.

3. Se você quiser limpar todos os seus dados e começar do zero, toque em “Apagar conteúdo e ajustes”. Caso você prefira apenas voltar às configurações de fábrica com seus dados conservados, toque em “Redefinir todos os ajustes”.

 Viu como é fácil fazer seu smartphone Android ou iOS voltar às configurações de fábrica?

***

Você já restaurou as configurações de fábrica do seu celular? Como foi? Conte pra gente nos comentários!

Cupons de desconto TecMundo: