3M firma parceria com o estado de Michigan para criar estradas inteligentes

1 min de leitura
Imagem de: 3M firma parceria com o estado de Michigan para criar estradas inteligentes

A norte-americana 3M é focada em diversas tecnologias e áreas diferentes, mas sua última empreitada pode ser uma das mais ambiciosas: criar uma das primeiras rodovias conectadas dos Estados Unidos. A estrada será construída na região de Oakland, no estado de Michigan, e surgiu de uma parceria com o MDOT, o departamento de transportes da cidade.

Serão aproximadamente cinco quilômetros de conectividade na rodovia I-75, que contará com a tecnologia V2I, a chamada vehicle-to-infrastructure, que permitirá que, no futuro, os veículos possam se comunicar para coletar e fornecer informações. Condições meteorológicas, de tráfego, aviso de acidentes e outras informações serão fornecidas tanto para os motoristas quanto para os possíveis sistemas de direção autônoma que vêm por aí.

Essa comunicação será feita com a ajuda de um conjunto de dispositivos de comunicação de curta-distância localizados nas laterais da pista. A ideia é que essa primeira parte do projeto sirva como um campo de testes para tecnologias de transporte que vêm surgindo. “A tecnologia não está transformando apenas a forma como vivemos, mas também como dirigimos”, explica Kirk Steydle, diretor de transportes do estado.

Muitas montadoras estão investindo em conectividade V2I em seus carros: a Audi e a Cadillac já incorporaram uma função que mostra para os ocupantes do carro quando os semáforos da cidade vão abrir. No entanto, essa tecnologia poderá permitir que os carros se comuniquem entre si para troca de informações e alimentar uma rede de dados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.