Tecnologia agrícola: modernização do campo evolui gradativamente

2 min de leitura
Imagem de: Tecnologia agrícola: modernização do campo evolui gradativamente

Desde a Revolução Industrial, a modernização do campo caminha em grandes passos em direção ao crescimento na produtividade e à melhoria no trabalho agrícola. Máquinas e equipamentos mais atuais chegam ao mercado todos os anos visando facilitar as atividades nesses ambientes.

O surgimento de novas tecnologias para o agricultor já é realidade, e estas se tornaram essenciais, por exemplo, para o cultivo em larga escala, permitindo a colheita de mais de uma safra por ano em regiões com dificuldades de produção.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A própria Google já embarcou nessa onda e injetou US$ 15 milhões na startup Farmers Business Network, através de seu programa de investimentos, Google Ventures (GV).

Esse tipo de tecnologia possibilita potencializar ganhos nas safras, bem como gerar uma economia inteligente

Segundo informações do TechCruch, a companhia iniciante lançou um programa que – através de big data – permite que os empresários saibam a quantidade ideal do uso de fertilizantes, bem como a altura exata para a aplicação de pesticidas, contribuindo para o aumento da produtividade e, consequentemente, na redução de custos.

Tecnologia brasileira

No Brasil, país majoritariamente rural, é essencial a evolução das atividades agrícolas. A mecanização e evolução do setor refletem na economia interna da nação, resultando em maiores frutos para o produtor.

No país, alternativas também são desenvolvidas. A startup Agronow, por exemplo, oferece uma ferramenta que possibilita localizar pragas, aplicar insumos de maneira mais eficiente e identificar áreas mais e menos férteis.

Além disso, a plataforma é capaz de prever quanto a safra vai produzir, fornecendo dados sobre os cultivos passados e o atual. Tudo isso feito com alguns toques na tela de um smartphone Android.

Concebida como plataforma web em novembro de 2016, ela chegou aos celulares em março deste ano. Em apenas um mês foram registrados mais de 640 downloads do aplicativo.

O sistema de mapeamento da empresa brasileira prevê com grande precisão a produtividade da colheita futura. A emissão de análises é feita para cada 10 dias, oferecendo ao produtor rural a possibilidade de se programar financeiramente.

Resultados antes nunca atingidos podem ser garantidos com a colaboração das novas tecnologias. Drones, sensores, GPS, smartphones e bases de dados com foco na agricultura são desenvolvidos a cada dia para revolucionar o setor, garantindo ganhos maiores sem prejudicar o meio ambiente.

O aplicativo brasileiro Agronow pode ser baixado através da Google Play. A versão para iOS chegará em breve ao mercado.

...

Imagina que louco se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Agora é real! Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.