Solar Shirt: conheça a malha que recarrega o seu smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Solar Shirt: conheça a malha que recarrega o seu smartphone

A Solar Shirt é uma criação da estilista holandesa Pauline van Dongen. Parte da coleção Solar Wearable, a malha possui 120 células solares flexíveis integradas ao tecido que geram energia por meio da luz solar — essa tecnologia de integração foi desenvolvida pelo Holst Centre.

De acordo com Pauline, "a roupa deve captar energia o suficiente para gerar 1 W durante os dias ensolarados". Isso significa que você pode carregar o seu smartphone, tablet ou outro gadget em poucas horas.

A Solar Shirt pode ser conectada em qualquer dispositivo que tenha porta USB e foi desenvolvida como parte de um programa de investigação sobre aplicações portáteis de integração — ele também estuda sobre como incluir sensores, displays e iluminadores em tecidos. Além disso, as células solares foram fabricadas em rolos, o que tornou possível a transferência para o material têxtil com um simples ferro à vapor.

Pauline ainda comentou que o "design dos módulos solares teve uma abordagem estética. Assim, o circuito ficou elegante e se tornou um ornamento chamativo". O conceito da coleção Solar Wearable é "naturalizar a tecnologia", ou seja, mostrar como os avanços científicos alcançados pela humanidade também fazem parte de nós. Alguém aí pensou em biohacking?

O que você acha de uma roupa que recarrega o seu celular? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.